Carros eletrificados: brasileiro prefere modelos plug-in

Carros eletrificados: brasileiro prefere modelos plug-in. Veja os ados da ABVE para o setor.

O mercado brasileiro de carros eletrificados cresce cada dia mais, mas o brasileiro tem sua preferência: os modelos plug-in. Os veículos com recarga externa lideram as vendas do segmento há 12  meses seguidos, de acordo com dados da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico).

Eletrificados – Brasileiro prefere carros elétricos plug-in

Em agosto, foram vendidos 14.667 veículos eletrificados leves, um pequeno recuo em relação a julho (15.312), mas 57% superior a agosto de 2023 – 9.351 unidades vendidas. 

No acumulado do ano, janeiro a agosto, o Brasil mercado emplacou 109.283 eletrificados leves, aumento de 123%, sobre o mesmo período de 2023 (49.052).

Em 2024 batemos a marca de 300 mil carros elétricos no país. Desde o início da série histórica (2012 a agosto de 2024), a ABVE contabiliza 329.714 eletrificados leves em circulação de 2012 até agosto de 2024. Desse total, pelo menos 181.477 são elétricos plug-in (BEV e PHEV).

O que são carros elétricos plug-in?

São o modelos com precisam de recarga externa. Veja o que significa a sigla de cada tipo de eletrificado: 

  • BEV – Veículo Elétrico a Bateria 
  • PHEV – Veículo Híbrido Plug-In 
  • HEV – Veículo Elétrico Híbrido 
  • HEV Flex – Veículo Elétrico Híbrido gasolina/ etanol 
  • MHEV – Veículo Elétrico Híbrido Leve

Infraestrutura de recarga acompanhando a demanda

O aumento nas vendas no setor tem impulsionado também o desenvolvimento da infraestrutura de recarga no país. 

Segundo dados da Tupi Mobilidade, empresa associada à ABVE, atualmente, existem mais de 10 mil pontos de recarga públicos ou semipúblicos (10.622). 

A maioria ainda é de carga lenta (Tipo AC) com 9.506 pontos (89%). Os de carga rápida (Tipo DC) contam com 1.109 (11%).

Portfolio completo

O portfólio de veículos eletrificados contribuiu para o crescimento. São 320 modelos diferentes de todas as tecnologias fabricados por 46 montadoras. 

66% da oferta são de elétricos leves plug-in, com recarga externa (BEV+PHEV) com 2211 modelos. Os híbridos (HEV, HEV Flex e MHEV) representam 34% (109). 

Assim como acontece com os veículos a combustão, os SUVs são os preferidos dos brasileiros, com 61% do mercado, seguido pelos Hatch pequenos, com 28%.

“A eletrificação segue num ritmo forte em todo o Brasil e a interiorização da eletromobilidade continua avançando”, comemorou o presidente da ABVE, Ricardo Bastos. “Esse crescimento constante mostra que o veículo elétrico ganha cada vez mais a confiança do consumidor brasileiro”, acrescentou.

BYD Mini Dolphin é o carro elétrico mais vendido do país - Foto: Nicole Santana/ Garagem360
BYD Mini Dolphin é o carro elétrico mais vendido do país – Foto: Nicole Santana/ Garagem360

Veja os dados da ABVE para o setor no acumulado do ano:

Participação

De janeiro a agosto, a participação de mercado dos eletrificados por tecnologia é a seguinte:

  • BEV: 41.022 (37,54%)

  • PHEV: 35.736 (32,7%)

  • HEV: 9.694 (9,0%)

  • HEV FLEX: 14.298 (10,9%)

  • MHEV: 8.533 (5,8%)

Municípios e estados 

As cidades que mais emplacaram veículos leves eletrificados em agosto de 2024 foram:

  • 1º São Paulo: 1.927

  • 2º Brasília: 1.390

  • 3º Rio de Janeiro: 558

  • 4º Curitiba: 467

  • 5º Belo Horizonte: 444

Interiorização

No processo de interiorização dos veículos leves eletrificados (excluídas as capitais), os municípios que mais se destacaram em agosto foram:

  • 1º Campinas/SP: 339

  • 2º Cariacica/ES: 189

  • 3º Ribeirão Preto/SP: 112

  • 4º São José do Rio Preto/SP: 106

  • 5º Barueri/SP: 103

Ranking dos estados

Estados que mais emplacaram eletrificados leves em agosto 2024:

  • 1º São Paulo: 4.624

  • 2º Distrito Federal: 1.390

  • 3º Paraná: 1.016

  • 4º Santa Catarina: 969

  • 5º Rio de Janeiro: 871

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA