Em um mercado cada vez mais competitivo, os carros mais baratos do Brasil ocupam um espaço de destaque, oferecendo opções para quem busca mobilidade sem grandes investimentos. No entanto, a busca por um menor preço nem sempre se traduz em volume de vendas.
Prova disso é que os modelos mais acessíveis, Fiat Mobi, Renault Kwid e Citroën C3 até tentam, só que vendem menos que os modelos um pouco mais caros.
Nós do Garagem360 vamos analisar de perto os motivos pelos quais a economia não vende tanto. Acompanhe!
Por que os carros mais baratos do Brasil não são os mais vendidos?
O Fiat Mobi ocupa a posição de veículo 0 km mais barato do Brasil pelo preço inicial de R$ 73.990. O hatch de entrada da Fiat conquistou o coração dos consumidores brasileiros mais econômicos, com sua proposta de carro compacto urbano.
Em agosto de 2024, o modelo vendeu 4.771 unidades, o que lhe deu a 11ª posição no ranking dos veículos de passeio mais vendidos. A título de comparação, o VW Polo, líder no segmento, vendeu 14.274 unidades.
E se levar em consideração os utilitários,o Mobi desce para 15ª posição com a Strada liderando com 16.423 emplacamentos em agosto.
Renault Kwid
Vendido a R$ 74.590, o Renault Kwid até encanta com seu visual inspirado em SUVs. Apesar do design marcante, o modelo sequer supera o rival Mobi nas vendas, registrando 4.622 unidades comercializadas em agosto.
O hatch ficou na 12ª posição entre os veículos de passeio e na 16ª na geral.
Citroën C3
O Citroën C3, que recentemente ganhou uma versão com motor T200 Turbo, é o que menos vende entre os mais baratos. Com preço de R$ 75.790, o hatch emplacou apenas 1.899 unidades em agosto, ficando com a 32ª posição.
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Por que os carros mais baratos do Brasil não lideram as vendas?
Entre os possíveis motivos estão:
- Tamanho – Com medidas reduzidas, os três hatches perdem em tamanho para os modelos mais vendidos.
- Equipamentos – Baratos e “pelados”, Mobi, Kwid e C3 oferecem apenas o kit dignidade em suas versões de entrada (ar condicionado, rádio, freios ABS, entre outros). Talvez a falta de itens de conforto, segurança e tecnologia não encantem os consumidores.
- Segurança – Os três carros apresentam notas baixas na Latin Ncap, entidade que mede a segurança dos veículos vendidos na América Latina. Kwid com três estrelas, Mobi com um e C3 com zero não convencem alguns compradores nesse quesito.
- Opções de motorização – O motor EVO do Mobi e o 1.0 B4d do Kwid geram 71 cv de potência cada. O C3 é um pouco mais robusto com 75 cv. Ainda assim não encantam o brasileiro que quer mais potência.
- Preço dos modelos acima – Apesar do preço, para muitos consumidores, é mais vantajoso comprar um VW Polo, HB20, GM Onix ou Fiat Argo, que são mais caros, porém maiores, mais equipados e confiáveis.
E aí? Qual dos três modelos você teria em casa? Conte para nós aqui nos comentários.