Conheça o carro que revolucionou as vendas da Ford no Brasil após o fim da produção da marca no país
Veja qual foi o carro da Ford no Brasil com mais vendas depois do fim da produção da marca no país
Em 2021 acabou a produção de carros da Ford no Brasil, mas seus produtos continuam sendo vendidos por aqui. Quando saiu, a marca informou que faria uma reestruturação de suas operações na América Latina com a promessa de desenvolver um modelo de negócios mais ágil e sustentável.
Qual carro revolucionou as vendas da Ford no Brasil?
E quem “segurou as pontas” da fabricante após a saída do país, foi justamente um dos carros que mais vendia em sua categoria há tempos: a Ford Ranger.
Ainda em 2021, a picape foi responsável pela maior parte das vendas com 20.499 unidades emplacadas, seguida do Ford Territory com 2.231 e o Ford Bronco com 1.053 emplacamentos.
Em 2022, o presidente da Ford na América Latina, Daniel Justo, afirmou que a empresa lucrou cerca de 300 milhões de dólares na América Latina região, ou mais de R$ 1,5 bilhão.
A partir do ano seguinte, a empresa parou de divulgar os resultados divididos por região, no entanto informou que estava muito satisfeita com o desempenho no Brasil.
Em 2023, a marca registrou um aumento de cerca de 40% nas vendas no Brasil, em comparação ao ano anterior. Ao todo, foram 28,5 mil unidades no país.
A Ranger, mais uma vez, liderou as vendas da Ford, ficando com a oitava posição na categoria de comerciais leves com 20.353 unidades emplacadas.
Já nos primeiros meses de 2024 o aumento nas vendas foi de 237% (considerando apenas veículos de passeio). Somando os comerciais leves e veículos de passeio (picapes, vans e utilitários), a Ford vendeu 44% unidades a mais do que no mesmo período de 2023, com 8,1 mil unidades vendidas em três meses.
Leia também:
Nova Ford Ranger tem detalhes inéditos divulgados – Confira
Ford Territory cresce nas vendas
Entre os carros de passeio, o Ford Territory surpreendeu no aumento das vendas este ano. De acordo com a marca, o número de emplacamentos cresceu mais de 300% entre janeiro e agosto de 2024 comparado ao mesmo período do ano passado, para mais de 3.300 unidades.
Em todo o ano de 2023, o SUV vendeu 1.323 unidades, ficando na 35ª posição entre os SUVs com 0,17% do mercado, de acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
No primeiro semestre de 2024 (janeiro a julho), o modelo subiu de posição sensivelmente. Foram 2.846 emplacamentos, que lhe deram a 26ª posição da categoria e 0,58% de participação.
Eai, o que achou das vendas da Ford no país? Qual dos modelos da marca você queria na sua garagem?
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.