Para ficar ALERTA: sinais que indicam que os amortecedores precisam de atenção
A direção está ruim? Pode ser o amortecedor. Veja os sinais que indicam que os amortecedores precisam de atenção
Quais os sinais que indicam que os amortecedores precisam de atenção? Uma das peças mais importantes do sistema de suspensão são os amortecedores, que atuam absorvendo os impactos causados pelas irregularidades do terreno e controlando os movimentos da carroceria.
Quais os sinais que indicam que os amortecedores precisam de atenção?
A suspensão de um veículo é um sistema complexo responsável por garantir o conforto e a segurança durante a condução. Os amortecedores são os principais componentes desse sistema e precisam de atenção redobrada para evitar problemas maiores no futuro.
Veja os sinais mais comuns que indicam que os amortecedores do seu carro estão desgastados:
Balanço excessivo da carroceria
Ao passar por alguma irregularidade na pista, como lombadas ou buracos, a carroceria do veículo balança excessivamente? Isso pode ser um indicativo que os amortecedores estão gastos demais e não estão amortecendo os impactos de forma adequada.
Desgaste irregular dos pneus
É comum os pneus apresentarem desgaste natural ao longo do uso, mas se apresentarem desgastes com escamas, pode ser um problema no amortecedor.
“Para isto, basta passar a mão na banda de rodagem no sentido do giro do pneu, nos dois sentidos. Cada bloco da banda de rodagem deve ser liso ao tato, caso identifique que em um dos sentidos há maior aspereza é melhor procurar a oficina”, explica Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Nakata.
Direção imprecisa
Em altas velocidades (às vezes nem precisa ser tão alta) o veículo pode apresentar dificuldades em manter a trajetória, principalmente em curvas. Isso é um indicativo de que os pneus não estão aderindo corretamente no solo e pode ser sim um indicativo de que os amortecedores não estão bem.
“Caso o amortecedor esteja ruim, o veículo numa velocidade acima de 80 km/h pode apresentar direção imprecisa, sendo necessário corrigir a rota”, adverte Leite.
Ruídos estranhos
Barulhos como batidas, rangidos e estalos ao passar por irregularidades podem indicar desgaste em outras peças da suspensão, como buchas, batentes, pivôs ou bieletas.
“Barulhos podem indicar desgaste das buchas da bandeja, bieleta da barra estabilizadora folgada, pivô com desgaste ou, um coxim quebrado”, explica.
Por que manter os amortecedores em bom estado?
Uma coisa leva a outra, ou seja, amortecedores com problemas podem levar a problemas secundários na suspensão, agravando a dirigibilidade e aumentando os custos do motoristas para sua reparação.
Além disso, amortecedores em bom estado melhoram o conforto, reduzindo vibrações e impactos causados por irregularidades na via, proporcionando uma condução suave e confortável.
Também melhora o desempenho do veículo, proporcionando uma melhor aderência ao solo, o que leva a um menor consumo de combustível.
No entanto, a principal vantagem está ligada a segurança dos ocupantes e demais usuários da via, uma vez que aumenta a estabilidade do veículo, principalmente em curvas e em frenagens, reduzindo os riscos de acidentes.
Leia também:
Equalização do amortecedor – Saiba o que é e quais os benefícios para o seu veículo
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.