Creta supera Tracker em vendas gerais: mas qual é o melhor?
Uma das grandes disputas entre os SUVs mais vendidos se dá entre Creta e Tracker. Confira o cenário atual e qual é a melhor opção.
Neste ano, uma das grandes disputas entre os SUVs mais vendidos está acontecendo entre Hyundai Creta e Chevrolet Tracker. Confira o cenário atual e qual é a melhor opção.
Creta volta a superar o Tracker
Pelo segundo mês consecutivo, o Chevrolet Tracker superou o Hyundai Creta, naquele que é um dos principais embates atuais no segmento de SUVs.
Em julho, o Creta obteve 7.281 emplacamentos contra 6.391 do Tracker. Ambos, porém, ficaram atrás do líder em vendas da categoria, o Volkswagen T-Cross, com 8.185 comercializações.
No acumulado de vendas levando em conta o período de janeiro a julho, a disputa segue apertada.
Até o momento atual do ano, o Hyundai Creta emplacou 37.812 novos veículos, enquanto o Chevrolet Tracker soma 35.256 vendas acumuladas.
Como não poderia ser diferente, o Volkswagen T-Cross lidera o recorte da atual temporada com 39.703 negócios concluídos.
Mas e entre Hyundai Creta e Chevrolet Tracker, qual levar para casa em um desempate técnico? Confira!
Preço praticamente igual
Levando em conta a versão de entrada de ambos os SUVs, o primeiro fator de interesse do público que emparelha ainda mais essa discussão é o preço.
A Hyundai vende o Creta, na versão mais antiga da linha, a R$ 119.990. Enquanto isso, o Chevrolet Tracker custa apenas R$ 90 a menos, ou seja, a partir de R$ 119.900 na configuração AT Turbo.
Tracker com motor mais responsivo
Em termos de força bruta, o Chevrolet Tracker traz na versão de entrada, motor 1.0 turbo flex com 116 cv de potência e 16,8 kgfm, além de transmissão automática de seis velocidades.
O 0 a 100 km/h nesta configuração acontece em 10,9 segundos e a velocidade máxima é de 177 km/h.
Por sua vez, o Hyundai Creta Action é equipado com motor 1.6 flex com 130 cv de potência e 16,5 kgfm de torque. A transmissão também é automática de seis velocidades.
O Creta vai de 0 a 100 km/h em 12 segundos e a velocidade máxima é de 172 km/h.
Consumo joga a favor do Tracker
O Chevrolet Tracker AT, possui as seguintes médias de consumo:
-
Cidade – 7,8 km/l com etanol e 11,2 km/l com gasolina
-
Estrada – 9,6 km/l com etanol e 13,6 km/l com gasolina
Já o Hyundai Creta, na configuração Action, entrega algo parecido, mas não superior ao seu rival:
-
Cidade – 7,1 km/l com etanol e 9,7 km/l com gasolina;
-
Estrada – 8,1 km/l com etanol e 12,1 km/l com gasolina
Itens de série
O Hyundai Creta é equipado desde sua versão de entrada com equipamentos como:
-
Computador de bordo
-
Ar-condicionado
-
Console central com porta-copos e porta-objetos
-
Tomada de 12V no console
-
Rodas de liga leve de 16″
-
Barras de teto longitudinais
-
Faróis com refletor
-
Luzes diurnas em LED DRL
-
Direção elétrica progressiva
-
Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função one-touch para motorista
-
Piloto automático com controles no volante
-
Freios ABS com EBD
-
Estrutura com deformação programada
-
Controle de estabilidade e controle de tração
-
Sinalização de frenagem de emergência
-
Assistente de partida em rampa
-
Alarme perimétrico
-
Airbag duplo
-
Monitoramento de pressão dos pneus
-
Fixação ISOFIX com top Tether para assentos infantis
-
Destravamento automático das portas em caso de acidente
-
Imobilizador do motor
-
Gerenciamento de estabilidade
O Chevrolet Tracker, não fica atrás, e entrega uma lista de componentes com:
-
Chevrolet MyLink com Tela LCD sensível ao toque de 8″
-
Android Auto e Apple CarPlay
-
Rádio AM/FM e entrada USB
-
Painel de instrumentos 3,5″ digital TFT
-
Ar-condicionado
-
Computador de bordo
-
Controles do rádio e telefone no volante
-
Console central com descansa-braço
-
Roda de aço aro 16″
-
Rack de Teto
-
Faróis dianteiros tipo projetor
-
Luz de condução diurna
-
Brake Light
-
Acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular
-
Alarme Antifurto
-
Alerta de frenagem de emergência
-
Aviso sonoro do cinto de segurança dianteiro e traseiro
-
ISOFIX e TOP TETHER
-
Indicador de nível de vida de óleo
-
Controle eletrônico de estabilidade e tração (ESC)
-
Sistema de imobilização do motor
-
Chave com sensor de aproximação
-
Controlador de limite de velocidade e velocidade de cruzeiro
-
Direção Elétrica Progressiva
-
Abertura das portas e alarme antifurto através de sensor de aproximação na chave
-
Easy Start – Partida sem chave
-
Limpador e lavador elétrico do vidro traseiro
-
Vidros elétricos nas portas dianteiras e traseiras
Qual é a melhor opção?
Chevrolet Tracker. Sem sombra de dúvidas o SUV da Chevrolet leva a melhor nos critérios de desempates (não só em um, como em vários).
É possível escolher o que pesa mais a favor de cada cliente como: preço, consumo, potência e itens de série mais tecnológicos e modernos.
Tudo bem que o Creta na versão Action representa a versão mais antiga do SUV, porém, é ela que está inserida no mercado de veículos 0 km para competir com o Tracker 2025, entre outros.
Para se ter uma ideia, o Hyundai Creta em sua nova geração, custa a partir de R$ 141.890, o que a desenquadra de uma disputa entre os modelos mais acessíveis da categoria.
Dessa forma, é possível afirmar sem medo de errar. Atualmente, o Chevrolet Tracker em sua versão de entrada é mais completo do que o Hyundai Creta sob a mesma circunstância, mesmo que as vendas digam o contrário até aqui em 2024.
Para essa e outras disputas no segmento de SUVs, fique por dentro do site e Canal no Youtube do Garagem360! Confira!
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.