Veja como inteligência artificial é usada para reduzir o tempo parado no semáforo

Todo motorista conta com o mesmo desejo: reduzir o tempo parado no semáforo, e é justamente pensando nisso que uma nova inteligência artificial trabalha.

Para melhor entender, estamos falando de uma tecnologia capaz de analisar dados em tempo real, e, assim, identificar semáforos capazes de causar congestionamentos.

Acompanhe o Garagem360 e entenda todos os detalhes da novidade!

Conheça a nova inteligência artificial que reduz o tempo parado no semáforo

Já pensou em poder contar com uma inteligência artificial capaz de reduzir o tempo parado no semáforoAcredite ou não, mas conforme antecipado, isso já é possível.

Para melhor entender, basicamente, essa IA utiliza uma combinação de sensores avançados e análise de big data para monitorar o tráfego em tempo real.

Assim, com base nessa análise, a tecnologia pode prever padrões de tráfego e ajustar os tempos dos semáforos de forma eficiente para minimizar os congestionamentos e melhorar a eficiência geral do fluxo de veículos nas cidades.

Isto é, de forma ainda mais detalhada, essa IA integrada ao sistema de gerenciamento de tráfego da cidade, atua através da dados de diversas fontes, incluindo câmeras de tráfego, sensores de pavimento, e até mesmo de aplicativos de navegação em tempo real como o Google Maps. 

Após a coleta, esses dados são processados usando algoritmos avançados que identificam padrões de tráfego ineficientes, e é justamente isso que reduz o tempo parado no semáforo.

Por exemplo, se um semáforo específico está fechando muito rapidamente e causando o engarrafamento desnecessários de veículos, a IA pode ajustar automaticamente o tempo de abertura desse semáforo para permitir que mais carros passem durante cada ciclo verde. 

Foto: Freepik

Você pode se interessar: Semáforos inteligentes: entenda a tecnologia por trás deles e veja onde estão instalados

RJ já tem tecnologia integrada 

Rio de Janeiro já conta com o sistema Green Light, e, para a surpresa de muitos, os primeiros resultados de uso da tecnologia já são bastante positivos.

Isto é, desde a implementação do sistema, a cidade observou uma redução significativa no tempo de espera nos semáforos, o que otimizou o fluxo de tráfego.

Em algumas áreas estratégicas onde a tecnologia foi aplicada, os dados coletados pela CET-Rio mostram uma melhoria de até 71% na fluidez do trânsito. 

Por fim, Renata Cordeiro, Head de Parcerias do Google para América Latina, destaca:

“Tornamos o tráfego mais estável, reduzindo o constante ‘anda e para’, que é justamente o momento de maior emissão de CO2. Com isso, as emissões nos cruzamentos caem em mais de 10%. Estamos falando de uma economia de combustível, além de uma redução nas emissões.”

A CET-Rio planeja amplicar a tecnolcia para mais quatro cruzamentos na cidade.

Aproveite para conferir: SUV compacto ou Full-Size? Descubra qual é o ideal para você

↓ O que você achou da novidade? Comente abaixo e deixe a sua opinião! 

ASSISTA AGORA
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Veja mais ›
Fechar