O que você precisa saber antes de comprar o Volkswagen Gol 2013: pontos positivos e negativos
O que você precisa saber antes de comprar o Volkswagen Gol 2013. Veja as vantagens, desvantagens, versões, tabela Fipe, etc.
O Volkswagen Gol 2013, o Gol 6 (referente a sexta geração), lançado em 2012, marcou uma nova geração do icônico hatch. Com um design mais moderno, o modelo conquistou um grande número de fãs e tornou-se um dos carros mais vendidos do Brasil.
Vamos analisar os pontos positivos e negativos do Gol G6, seus principais itens de série, motorizações e tabela FIPE de todas as versões. Acompanhe!
O que saber antes de comprar um Volkswagen Gol 2013?
O Gol G6 marcou a Volkswagen do Brasil, que adotou a identidade global da marca em seu carro mais vendido do país. Além do aspecto mais refinado, ganhou faróis horizontais de cantos quadrados, máscara negra em todas as versões e linhas mais fluidas que o antecessor.
Nesse primeiro momento, a motorização e interior praticamente não mudaram em relação ao G5 e talvez tenha sido o motivo para o ano de 2013 ter sido o último em que o Gol liderou as vendas no país. Ainda assim, foram 27 anos consecutivos.
Pontos positivos do Volkswagen Gol 2013
- Custo benefício – Comprar um Gol hoje é certeza de custo benefício, com seu preço acessível, lista de equipamentos básicos, mas suficientes para encarar o dia a dia, facilidade de encontrar peças e manutenção.
- Confiabilidade – A sexta geração do Gol foi uma das mais vendidas, com mais de 10 milhões de emplacamentos (2012 a 2016). A geração ficou reconhecida por ser um carro durável, robusto, com baixo custo de manutenção, econômico, entre outras qualidades.
- Desempenho – As versões 1.0 têm um desempenho aceitável, enquanto as versões 1.6 garantem uma melhor performance, com boa acelerações e retomadas.
- Versatilidade – É bom para o asfalto e é aceitável no meio rural. Para pequenas e médias viagens também se adapta bem.
- Variedade – São muitas versões do Gol, desde aquelas com itens básicos, sem ar-condicionado ou airbags, até versões mais equipadas, com ar-condicionado, faróis de neblina, limpador e lavador traseiro, ajuste do volante em altura, etc.
VW Gol valoriza após sair de linha e tem alta de 32% entre os usados.
Pontos negativos do Gol G6 2013
- Acabamento interno – Era comum na época é comum hoje: acabamento funcional, mas simples para alguns consumidores.
- Espaço interno – Com 3,89 m de comprimento, 1,65 m de largura e 1,47 m de altura, o G6 é limitado na questão de espaço, principalmente para os ocupantes do banco traseiro.
- Isolamento acústico – O isolamento desse carro não é um dos melhores, com ruídos internos e externos com mais intensidade em altas velocidades.
“Barulho não resolvido na suspensão trocaram bieletas, amortecedores dianteiros, caixa de direção, etc. Com 4 mil km chovia dentro do carro, para consertar, entortaram as portas e trocaram as borrachas. Ruídos na embreagem, luz do ABS e direção acendendo”, relato de um proprietário da Seção “Opinião do Dono”, do site Carros na Web.
Principais itens de série
Os itens de série do Gol 2013 variam conforme a versão, mas no geral, incluem:
- Ar-condicionado (topo de linha)
- Direção hidráulica
- Vidros dianteiros
- Travas elétricas
- Alarme
- Rádio AM/FM
- Freios ABS
- Computador de Bordo
Motor
1.0 – 76 cv de potência e 10,6 kgfm de torque, associado ao câmbio manual de 5 marchas. Aceleração: 0 a 100 km/h em 12,9 segundos.
1.6 – 104 cv e 15,6 kgfm de torque, associado ao câmbio manual de 5 marchas. Aceleração: 0 a 100 km/h em 9,8 segundos
Tabela de preços Fipe Volkswagen Gol 2013
Modelo |
Preço |
Código Fipe |
Volkswagen Gol 1.0 8V (Flex)2p |
R$ 27.295 |
005227-2 |
Volkswagen Gol 1.0 8V (Flex)4p |
R$ 29.654 |
005228-0 |
Volkswagen Gol 1.0 Ecomotion (Flex) 2p |
R$ 23.613 |
005316-3 |
Volkswagen Gol 1.0 Ecomotion (Flex) 4p |
R$ 29.901 |
005317-1 |
Volkswagen Gol 1.0 Mi Total Flex 8V 4p |
R$ 30.105 |
005275-2 |
Volkswagen Gol Black 1.0 VHT (Flex) |
R$ 26.382 |
005339-2 |
Volkswagen Gol Novo 1.0 TEC (Flex) 2p |
R$ 25.544 |
005345-7 |
Volkswagen Gol 1.0 TEC City (Flex) 2p |
R$ 27.295 |
005227-2 |
Volkswagen Gol 1.0 TEC City (Flex) 4p |
R$ 29.654 |
005228-0 |
Volkswagen Gol 1.6 (Flex) |
R$ 35.053 |
005277-9 |
Volkswagen Gol 1.6 I-Motion (Flex) |
R$ 35.053 |
005277-9 |
Volkswagen Gol Rallye 1.6 VHT (Flex) |
R$ 34.318 |
005210-8 |
Volkswagen Gol Rallye I-Motion 1.6 VHT (Flex) |
R$ 34.879 |
005324-4 |
Volkswagen Gol Novo Power 1.6 (Flex) |
R$ 35.053 |
005277-9 |
Volkswagen Gol Novo Power 1.6 I-Motion (Flex) |
R$ 35.053 |
005277-9 |
Volkswagen Gol Novo 1.6 (Flex) |
R$ 34.108 |
005276-0 |
Volkswagen Gol 1.0 8V Série 25 anos (Flex) 4p |
R$ 28.305 |
005341-4 |
Volkswagen Gol Novo 1.6 I-Motion (Flex) |
R$ 35.053 |
005277-9 |
Volkswagen Gol 1.6 (Flex) |
R$ 35.053 |
005277-9 |
Volkswagen Gol (novo) 1.6 Mi Total Flex 8V 2p |
R$ 31.375 |
005346-5 |
Volkswagen Gol MOTION 1.6 Mi Total Flex |
R$ 32.857 |
005309-0 |
Volkswagen Gol MOTI.Power/Highli Flex |
R$ 35.072 |
005310-4 |
Volkswagen Gol 1.6 MI Total Flex 8V 4p |
R$ 33.346 |
005350-3 |
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.