Como saber qual carro tem preferência no trânsito?

Quem nunca ficou na dúvida sobre qual carro tem preferência no trânsito? Seja para condutores recém formados ou para os mais experiências, essa é uma questão que ainda deixa muita gente na incerteza.

Pensando nisso, o Garagem360 traz um guia completo para te ajudar a sanar a dúvida de uma vez por todas e nunca mais passar aperto em situações que incluam cruzamentos e afins.

Acompanhe e fique por dentro!

Quais são as regras sobre qual carro tem preferência no trânsito?

Bem, basicamente, quando se trata de determinar qual carro tem preferência no trânsito, as regras são claras e estão especificadas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Isto é, de forma mais clara, basicamente, a regra diz que, em cruzamentos não sinalizados, a regra geral é dar preferência ao veículo que está à sua direita. 

O obejtivo é bastante simples, visto que isso ajuda a manter a ordem e reduzir conflitos quando as vias não são reguladas por sinais ou placas na hora da condução.

Além disso, em rotatórias, o veículo que já está circulando dentro da rotatória sempre tem a preferência sobre aqueles que estão entrando. Ainda é importante destacar que essas regras se aplicam independentemente da velocidade permitida ou do tamanho das vias envolvidas no cruzamento.

Fique de olho e se informae ainda mais: Cuidado pedestre: você também pode ser MULTADO; veja quando e valores

Confira também: Saiba quando você tem a preferência em cruzamentos

Qual a diferença entre preferência e prioridade no trânsito?

Você sabia que existe uma grande diferença entre preferência e prioridade no trânsito? Isso porque a preferência é a regra aplicada em cruzamentos, como mencionado, que determina exatamente quem deve ceder a passagem nas situações especificadas.

Por outro lado, “prioridade” refere-se a veículos que, devido à sua função, têm o direito legal de passar à frente de outros, independentemente das regras de preferência comuns. 

Esses veíuclos incluem aqueles de emergência, como ambulâncias, carros de polícia e bombeiros, desde que estejam em serviço e usando sinais sonoros e visuais.

Por fim, mesmo para esses véiculos, é importante que eles estejam com a sirene ligada para deixar claro que estão em momento de serviço e atendendo alguma demanda urgente.

Aproveite para conferir: Nova marca de motos terá produção nacional para competir com gigantes do segmento

↓ Gostou? Continue acompanhando o Garagem360 para ficar por dentro de todos os detalhes do setor. Comente abaixo e deixe a sua opinião! 

ASSISTA AGORA
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Veja mais ›
Fechar