Motoristas de app abandonam carros próprios e investem em locação de veículos: é mais vantajoso?
Entenda se a locação de veículos é realmente a opção mais vantajosa para motoristas de app e compare os custos!
A locação de veículos é algo que levanta diversas dúvidas para inúmeras pessoas, principalmente quanto à vantagem, quando comparos aos carros próprios.
Curiosamente, dados recentes mostram que, para os motoristas de app, a locação de veículos tem crescido cada vez mais, o que demonstra um aumento significativo de interesse.
Mas afinal, será que a locação é realmente mais vantajosa? Acompanhe o Garagem360 e veja!
Adeus carro próprio? Motoristas de app optam cada vez mais pela locação de veículos
A locação de veículos ganha cada vez mais espaço entre os motoristas de aplicativos no Brasil, o que reflete uma mudança notável nas preferências quando o assunto é custo.
Segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), a frota destinada a esses profissionais saltou 76,5% nos últimos três anos, atingindo mais de 300 mil carros.
De forma mais clara, esses dados sugerem uma revisão nos cálculos de custo-benefício que favorece o aluguel quando comparado à compra de veículos.
Marco Aurélio Nazaré, presidente da ABLA, destaca que a decisão de alugar em vez de comprar reflete uma economia substancial em despesas contínuas como licenciamento, emplacamento e manutenção.
Isso porque, ao optar pela locação, todos esses custos são assumidos pelas locadoras, além de deixar de lado a necessidade de dispor de um grande desembolso inicial associado à compra de um veículo novo.
Fique de olho: Alugar carro ou fazer manutenção corretiva antes da viagem? Veja qual sai mais barato
Alugar ou comprar carro: o que é mais vantajoso para motoristas de app?
Apesar dos pontos apresentados, a escolha entre alugar ou comprar um carro para trabalhar com aplicativos de transporte depende de uma análise de custos e benefícios para cada perfil.
Do ponto de vista financeiro, a locação elimina a necessidade de investimento inicial alto, comum na compra de carros. Além disso, despesas recorrentes como manutenção, seguro e depreciação recaem sobre a locadora, conforme aponta a ABLA.
Operacionalmente, a locação oferece vantagens como a substituição rápida de veículos em caso de necessidade, o que é bastante interessante para quem depende do carro para gerar renda.
Por outro lado, a compra de um veículo proporciona ao motorista total controle sobre o uso do carro e a possibilidade de personalização, o que pode ser um ponto positivo para alguns.
No entanto, o peso dos custos fixos e variáveis, juntamente com a depreciação, pode tornar a compra menos atraente sob uma perspectiva de longo prazo.
Por fim, como dito, a escolha final depende do planejamento indivual de cada um.
Aproveite para conferir: Carro da Renault faz mais de 15 km/l e se torna queridinho do brasileiro