Citroën toma atitude radical e tira de cena versão importante do C3
Citroën toma atitude radical e tira de cena versão importante do C3. Veja qual foi e as novidades da marca para o Brasil.
A Citroën toma uma atitude radical e retira do seu portfólio o C3 1.6 automático, que por um breve período ostentou o título de carro automático 0 km mais acessível do país.
A versão, lançada em novembro de 2023, não resistiu às mudanças da linha 2025 do hatch e a chegada de um novo carro da marca ainda este ano.
Citroën toma atitude radical e tira de cena versão do C3 automática
A ausência do 1.6 automático não significa, no entanto, que o Citroën C3 deixará de oferecer opções automáticas. A marca francesa já confirmou a chegada da versão equipada com motor 1.0 turbo e câmbio CVT.
O conjunto é muito popular entre os modelos da Stellantis, grupo que detém as marcas Jeep, Citroën, Peugeot, Fiat, Ram, entre outras. Está presente no Fiat Pulse e no Peugeot 208, por exemplo.
Ao entrar no site da marca, na seção “Monte o seu C3”, há apenas opções com motorização 1.0 aspirado, o Firefly.
A decisão de encerrar a produção e venda do C3 1.6 automático está ligada às novas normas de emissões que entrarão em vigor no início de 2025. Motores mais antigos, como o 1.6 aspirado, tendem a ser mais poluentes e não se adequam ao Programa de controle de emissões veiculares (Proconve).
Essa mudança, embora inevitável, pode tornar o C3 ainda mais competitivo no mercado, oferecendo uma relação custo-benefício ainda mais atrativa.
O que a Citroën está trazendo para o Brasil?
Além do motor 1.6 aspirado que deixará de ser oferecido, a linha 2025 do C3 terá algumas novidades. A principal delas é o ar-condicionado automático nas versões mais completas e a tão aguardada chave canivete ao invés da atual.
Leia também:
Novo lançamento está por vir
A marca também planeja trazer um novo carro ainda este ano. O Basalt é um SUV cupê que promete ser o mais tecnológico e caro da marca no país. Produzido na fábrica de Porto Real (RJ), o lançamento ficará acima do C3 e C4 Cactus.
O modelo foi desenvolvido na mesma plataforma CMP Modular, a mesma do Peugeot 208 feito na Argentina inicialmente com o motor 1.0 aspirado e 1.0 turbo, com câmbio manual e/ ou automático.
O Basalt mede 4,30 m de comprimento, 1,80 m de largura e 1,67 m de altura, 2,60 m de entre-eixos 2,60 e porta-malas com capacidade de 470 litros. Com essas medidas a Citroën planeja competir com os SUVs compactos, como Hyundai Creta, Renault Kardian, Nissan Kicks, entre outros da categoria.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.