Nova lei passa a vigorar a partir de 2025 e faz a felicidade de muitos brasileiros: é o fim do IPVA!

O IPVA é o tributo mais conhecido para carros no Brasil, mas, com uma nova lei ele não vai mais vigorar da mesma forma a partir de 2025. Veja!

O IPVA é o tributo mais conhecido cobrado sob o registro de veículos no Brasil e custo certo no calendário anual. Porém, com uma nova lei ele não vai mais vigorar da forma habitual a partir de 2025 nesta região. Veja! 

Nova lei passa a vigorar a partir de 2025 e faz a felicidade de muitos brasileiros: é o fim do IPVA!
Foto: Arthuro Paganini

Nova lei isenta IPVA em 2025

Foi publicada no Diário Oficial do Estado de Sergipe (DOE), uma nova lei que garante a isenção parcial de IPVA para pessoas com deficiência. 

A Lei 9.517/2024 valerá a partir de 2025 no estado sergipano e deve beneficiar cerca de 4,2 mil pessoas, entre o público com deficiência física, visual e intelectual severa. 

A nova lei aprovada pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), também inclui nas isenções, pessoas com síndrome de Down e com espectro autista. 

Segundo o Governo do Sergipe, a norma representará uma redução de R$ 1 milhão por ano aos cofres públicos. A nova legislação altera a Lei 7.655/2013. 

Nova lei passa a vigorar a partir de 2025 e faz a felicidade de muitos brasileiros: é o fim do IPVA!
Foto: Pexels

Regras para a isenção

Agora, para ter direito a descontos em tributações como o IPVA, o veículo do contribuinte com deficiência pode custar, no máximo, R$ 120 mil. 

Dessa forma, os modelos com este patamar de preço poderão ter direito a descontos expressivos como ocorre com o ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias). 

Além disso, para ter direito à isenção, é preciso realizar um requerimento através do site da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ). 

No portal da SEFAZ, o usuário deve apresentar a documentação exigida e realizar o pagamento da taxa obrigatória para a ação. 

Todo o processo do requerimento é realizado de forma digital, pelo sistema do Governo. 

Cuidado! Golpe do IPVA pode confundir brasileiros na hora de regularizar a situação do veículo. Fique por dentro!

Quanto tempo tem para pagar o IPVA depois de vencido?

O mais rápido possível. Não há uma definição de tempo extra para quitar as o pagamento do IPVA, porém, trafegar com o imposto em atraso pode render punição ao motorista e caso de flagrante, como: 

  • Perda de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

  • Remoção de automóvel para o pátio

  • Multa percentual de acordo com tempo de atraso 

O cálculo do valor da multa para quem for pego com IPVA atrasado vai de 0,33% ao dia, até o limite de 20%.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Gervásio Henrique
Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

ASSISTA AGORA