Dona da Jeep e Fiat confirma concorrente “pedra no sapato” da empresa

Os carros chineses são a pedra no sapato da Stellantis. A Dona da Jeep e Fiat já possui uma parceria com a chinesa Leapmotor e começa a distribuir seus veículos 100% elétricos já em 2024. 

Carros chineses são pedra no sapato da Stellantis - Foto: Divulgação
Carros chineses são pedra no sapato da Stellantis – Foto: Divulgação

 

Carros chineses são “pedra no sapato” da dona da Jeep e Fiat 

O CEO da Stellantis, Carlos Tavares, não esconde a preocupação com a crescente concorrência dos fabricantes chineses de veículos elétricos. 

Em um evento na Sérvia, onde o Grupo está investindo em uma nova linha de produção, Tavares classificou a disputa como “brutal”, e destacou a necessidade de a Stellantis se mostrar ainda mais competitiva. 

“Vamos demonstrar que somos trabalhadores, que temos a tecnologia certa e que somos um concorrente muito feroz”, disse o executivo. 

Para enfrentar esse desafio, a Stellantis está adotando uma estratégia em várias frentes, que começa justamente com a parceria com a Leapmotor para distribuição de modelos elétricos na Europa e América Latina (incluindo o Brasil). 

Outro ponto é a escolha da Sérvia como base para a produção dos veículos elétricos. Em 2022, a empresa anunciou investimentos na casa dos 190 milhões de euros na fábrica de Kragujevac e recentemente confirmou a produção em série do Fiat Grande Panda. 

Construído sobre a plataforma Smart, o Grande Panda é a aposta da marca para ampliar seu portfólio eletrificado na Europa.

Fiat Grande Panda é uma das "armas" para vencer os chineses - Foto: Divulgação
Fiat Grande Panda é uma das “armas” para vencer os chineses – Foto: Divulgação

Leia também:

Marcas italianas de carros da Stellantis serão vendidas aos chineses e podem receber bovo rumo. 

Sérvia como peça- chave na transição para a mobilidade elétrica

O país do sudeste europeu está se posicionando como um hub estratégico para a produção de baterias e veículos elétricos na Europa, graças à abundância de matérias primas como o lítio. 

Em um futuro próximo, A Sérvia contará com a maior mina de lítio da Europa, a fim de ampliar a oferta de insumos sustentáveis para o continente. Para que se torne realidade foi assinado um acordo com a União Europeia para fornecer insumos sustentáveis. 

A previsão é de produzir 58 mil toneladas de lítio por ano, quantidade suficiente para a produção de baterias e componentes para mais de 1,1 milhão de veículos elétricos.

Quantos carros chineses são vendidos na Europa?

Em 2023, quase um quinto (19,5%) dos veículos elétricos vendidos na Europa foram fabricados na China. De acordo com a análise da Transport & Environment (T&E), em 2024 esse percentual pode chegar a 25%. 

O lucro líquido da Stellantis, por sua vez, caiu 48% para 5,6 bilhões de euros (US$ 6,1 bilhões) no primeiro semestre deste ano. Abaixo da estimativa média de 7 bilhões de euros.

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
ASSISTA AGORA
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Veja mais ›
Fechar