Ficou para mais tarde… Tesla adia lançamento do seu novo “robotáxi”
Tesla adia lançamento do seu novo "robotáxi". Veja o que disse Elon Musk sobre a nova data.
Bem amigos, o sonho acabou, pelo menos vai ficar para depois. A Tesla adiou o lançamento do seu novo robotáxi inicialmente previsto para agosto deste ano. Com a notícia, as ações da empresa tiveram uma leve queda na cotação.
Quando a Tesla vai lançar o novo robotáxi?
A nova previsão é para outubro. O próprio Elon Musk, CEO da Tesla, anunciou em seu perfil no X (antigo Twitter) que o lançamento do tão aguardado robotáxi foi adiado.
Segundo o mandatário, o prazo maior foi necessário para alterações no design do modelo. No entanto, rumores mostram que a postergação tem o objetivo de construir novos protótipos adicionais.
“Solicitei uma importante alteração no desenho da frente do carro, e esse tempo extra (para realizar a mudança) também nos dará mais tempo para mostrar alguns recursos”, escreveu Musk em seu perfil do X, antigo Twitter.
Embora não tenha especificado com mais detalhes os pontos a serem melhorados, é possível especular alguns fatores, como desafios técnicos, uma vez que se trata de um projeto complexo e desafiador.
Além disso, a empresa pode enfrentar desafios técnicos relacionados à regulamentação dos veículos autônomos, algo em constante evolução nos EUA, principalmente após acidentes com os carros autônomos.
O robotáxi da Tesla é um veículo elétrico totalmente autônomo, projetado para transportar passageiros sem a necessidade de um condutor.
Até o momento, não há muitas informações sobre a tecnologia. A empresa adiantou que o carro, inspirado no Cybertruck, não tem volante ou pedais. Apenas uma combinação de sensores, câmera e sistemas de inteligência artificial para transitar pelas ruas.
Leia também:
Tesla despenca no mercado de veículos elétricos – o que está acontecendo com Elon Musk
O projeto foi apresentado em 2016, quando Musk afirmou ter um segundo ‘plano mestre’ para a empresa. Desde então, o robotáxi se tornou uma das prioridades da Tesla.
Ações da Tesla em queda após anúncio de adiamento
Quando Elon Musk divulgou a data de lançamento do robotáxi há alguns meses, as ações da Tesla passaram por onze dias de valorização, contribuindo para o aumento do seu valor de mercado subir cerca de US$ 257 bilhões (cerca de R$ 1,4 trilhão).
Agora, com a notícia do adiamento, as ações da marca fecharam em queda de 8,4%.
Vale ressaltar que o desenvolvimento de carros autônomos possui um grande potencial de revolucionar a forma como nos locomovemos. O intuito maior é aumentar a segurança nas vias, reduzir o congestionamento e oferecer maior acessibilidade para as pessoas.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.