BYD King promete fazer mais de 40 km/l, mas será que isso é verdade?

BYD King promete fazer mais de 40 km/l, mas será que isso é verdade? Veja quais os critérios usados pelo Inmetro para a medição.

O sedan lançamento da BYD no Brasil está dando o que falar no mercado brasileiro após a divulgação do Inmetro sobre seu consumo de combustível. Segundo as medições do Inmetro, o BYD King promete fazer mais de 40 km/l. 

BYD King faz 44 km/l? Foto: Divulgação
BYD King faz 44 km/l? Foto: Divulgação

 

Mas será que é isso mesmo? Descubra nas próximas linhas. 

BYD King faz mais de 40 km/l?

O décimo sexto ciclo do PHEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular) trouxe as seguintes marcas para o BYD King:

Gasolina 

44,2 km/l na cidade e 36,7 km/l na rodovia na versão topo de linha, com baterias de 18,3 kWh, 

43,3 km/l na cidade e 32,7 km/l na estrada na opção de entrada com bateria menor de 8,3 kWh

Elétrico

16,8 km/l e 14,7 km/l na cidade e estrada na versão topo de linha 

16,3 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada em sua versão de entrada

Mas porque a diferença? 

O processo de medição utilizado pelo PHEV é diferente para carros 100% a combustão e híbridos PHEV. 

Os modelos plug-in são ajustados conforme a norma NBR 16567, que determina ensaios com a bateria carregada e após ela se esgotar é aferida a autonomia elétrica total. Porém, o consumo é medido em kWh/km e não em km/l. Em seguida é feita a conversão para mJ/km [megajoule por quilômetro] e depois para km/l.  

Em outras palavras, o consumo de 44,2 km/l representa sua eficiência energética em modo de condução apenas elétrico. Na teoria essa marca só seria possível se o condutor utilizar apenas a bateria e não a gasolina. 

O mesmo vale para as medições feitas apenas com gasolina, de 16,8 km/l na cidade e 14,7 km/l. Nesse caso, o Inmetro refaz o ciclo usando apenas o motor a combustão (sem a recuperação de energia do motor elétrico). Isso quer dizer que este consumo só leva em consideração o uso da gasolina. 

Então qual a medição real do BYD King?

Os primeiros testes feitos por profissionais da internet chegaram a marca de 21,7 km/l na cidade e 21,3 km/l na estrada rodando em modo híbrido.

BYD King - Foto: Divulgação
BYD King – Foto: Divulgação

 

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Porque o BYD King é tão econômico?

A chave para esse baixo consumo está na motorização híbrida plug-in do King. O modelo combina um motor a gasolina 1.5 aspirado com dois motores elétricos, entregando uma potência total de 197 cv. 

Essa combinação ainda permite que o carro rode percorra grandes distâncias utilizando apenas a energia elétrica armazenada em sua bateria.

 

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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