Novo Toyota Corolla promete ter motor mais eficiente do mundo e rodar mais de 2.000 km
Novo Toyota Corolla promete ter motor mais eficiente do mundo e rodar mais de 2.000 km. Veja o que já sabemos sobre o sedan da 13ª geração.
A Toyota prepara a 13ª geração do seu sedan de maior sucesso para 2026. O novo Toyota Corolla será mais tecnológico e com design renovado, mas o que realmente vai chamar a atenção é a nova linha de motores, com destaque para a opção híbrida plug-in (PHEV).
O que se sabe do Novo Toyota Corolla?
Possivelmente, o novo Corolla será construído sobre a plataforma TNGA-k (Toyota New Global Architeture) ao invés da atual TNGA-C. Mas o que realmente surpreende é a nova motorização, que segundo a marca vai aceitar combustíveis tradicionais como gasolina, diesel e o hidrogênio, além daquela ajudinha extra dos propulsores elétricos auxiliares.
O motor 1.5 aspirado de quatro cilindros (130 cv) servirá como base para as versões de entrada, para o sistema híbrido convencional HEV (sem carregamento na tomada) e plug-in.
A marca não deu detalhes sobre a versão plug-in, mas garantiu que permitirá rodar por longas distâncias com a combinação combustão + eletricidade. Chegando aos notáveis 2.100 km de autonomia com tanque cheio e bateria carregada.
Segundo a Toyota, o objetivo é oferecer um carro mais “realista e prático” e, sendo assim, o propulsor terá a melhor eficiência térmica do mundo.
Leia também:
Toyota Yaris é renovado e agora faz mais de 25 km/l.
Para que isso se torne uma realidade, precisa fazer mais do que os atuais 40% de eficiência térmica dos seus atuais propulsores. E não é só isso, também busca ultrapassar a rival BYD com seus 46,06% declarados de seu motor PHEV de 1,5 litro.
O primeiro passo a Toyota já deu o Prius Prime híbrido, que alcançou o consumo de 200 km/l em testes oficiais feitos na Europa. Além disso, a marca também afirmou que a nova geração de propulsores compatíveis com combustíveis neutros em carbono, como o hidrogênio,.
E quem prefere o motor a combustão não será esquecido. Espera-se uma variante com motor 2.0 turbo de 180 cv em substituição ao atual 2.5 aspirado equipado em alguns modelos híbridos da Toyota, como a RAV4.
Quanto ao design, será mais moderno e esportivo, com linhas fluidas e elementos visuais semelhantes aos do Prius, mas menos agressivo para não assustar o cliente mais conservador da marca.
O novo Corolla vem para o Brasil?
A princípio sim, após o seu lançamento na Ásia, Europa e América do Norte, a décima terceira geração dará as caras por aqui em 2027, mas só na versão sedan. Por lá, ainda serão oferecidas variantes hatchback e wagon, com grande aceitação em diversos mercados internacionais.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.