Inteligência Artificial pode analisar veículos e prevenir problemas futuros
Inteligência Artificial pode analisar veículos e prevenir problemas futuros. Veja a aplicação da IA nas oficinas.
A IA está se tornando uma ferramenta indispensável em diversos setores e as oficinas mecânicas não são exceção. Hoje em dia, é possível usar os recursos da Inteligência Artificial para analisar veículos, prevenir problemas futuros e antecipar possíveis falhas.
Inteligência Artificial pode analisar veículos e prevenir problemas futuros
O setor automotivo no Brasil é um gigante, representando aproximadamente 4% do PIB nacional e empregando mais de 1,2 milhão de pessoas, de acordo com dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
É um setor que vem crescendo e se adaptando às novas demandas tecnológicas, de modo a atender a complexidade dos veículos modernos.
“A aplicação de inteligência artificial em oficinas mecânicas não só moderniza o setor, como também prepara as empresas para um futuro cada vez mais digital e com mais praticidade. Além disso, ao adotar essas tecnologias, as oficinas melhoram sua eficiência interna, além de oferecerem um serviço mais ágil e personalizado aos seus clientes, fortalecendo sua posição no mercado”, ressalta Vinícius Coimbra, Diretor de Tecnologia e Dados da Mecanizou,
Vinícius lista 7 aplicações da IA no setor:
Manutenção preditiva
A IA pode analisar dados históricos e em tempo real prever falhas antes que elas venham a acontecer. Isso permite que os profissionais programem as manutenções preventivas com antecedência, evitando surpresas de degradáveis para seus clientes.
Além disso, é possível reduzir custos com reparos emergenciais.
Otimização do estoque
Diga adeus ao desperdício. As ferramentas tecnológicas mais recentes podem prever a demanda por peças e materiais com maior precisão, garantindo que não falte nada no estoque. Isso significa menos custos de estocagem e mais eficiência na gestão.
Diagnóstico avançado
Erros de diagnóstico serão menos comuns com a IA, que pode, por exemplo, usar técnicas de aprendizado para analisar os sinais do carro e identificar com precisão a causa do problema.
A ideia é ter diagnósticos mais rápidos e precisos, reduzindo o tempo de reparo e aumentando o índice de satisfação do cliente.
Leia também:
IA domina mercado automotivo – saiba como a inteligência artifical é usada no setor.
Agendamento inteligente
Nada de filas ou longo tempo de espera. A Ia otimiza o agendamento de serviços da oficina, considerando a disponibilidade de mão de obra e dos equipamentos. Isso garante que cada cliente seja atendido no horário agendados, sem espera desnecessária, além de aumentar a produtividade da equipe.
Eficiência na gestão de frotas
Ideal para as oficinas que trabalham com frotas de veículos.
“A IA pode ajudar na programação de manutenções preventivas e na gestão de rotas mais eficientes”, ressalta Vinícius.
Inspeção visual automatizada
Com a visão computacional, IA pode fazer inspeções visuais detalhadas em veículos, detectando danos e desgastes com precisão. Isso proporciona maior precisão e rapidez nas inspeções, garantindo que nenhum problema passe despercebido.
Redução de erros e aumento da qualidade
Por fim, mas não menos importante está a redução de erros por meio da automatização de processos repetitivos.
Aqueles processos realizados de maneira manual, suscetível a erros humanos, podem acabar com a IA, que ajuda garantir um serviço mais consistente e de alta qualidade.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.