Venda de caminhões cresce significativamente em 2024; o que está por trás disso?

O primeiro semestre de 2024 foi um bom período para as vendas no setor de caminhões. Veja o crescimento da categoria.

O primeiro semestre de 2024 foi um bom período para as vendas no setor de caminhões. Veja o crescimento da categoria. 

Venda de caminhões cresce significativamente em 2024; o que está por trás disso?
Foto: Sander Yigin

Venda de caminhões em alta

De acordo com dados divulgados pela Anfavea, o setor de caminhões no Brasil apresentou alta nos emplacados do primeiro semestre de 2024. 

Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, as vendas tiveram aumento de 8%, enquanto a produção acelerou 36,5% em relação ao mesmo período do ano passado. 

De janeiro a junho deste ano, 53.596 caminhões foram licenciados, 9.327 em junho. Entre janeiro e junho do ano passado, o mesmo dado apresentou 48.220 unidades de veículos pesados sob licenciamento. 

Mercado se anima

Com os dados positivos sobre o setor na primeira parte do ano, as fabricantes e administradoras de consórcio se animaram. 

Outro dado favorável para o setor mostra que o consórcio para veículos pesados (caminhões, ônibus, semirreboques, tratores e implementos), entre janeiro e junho, registrou um crescimento de 29,7% no volume de crédito disponibilizados, 

A comparação é com relação ao mesmo período de 2023 e foi consolidado pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC).  

O mesmo levantamento atribui alta de 3,9% na venda de novas cotas no mesmo período. Esse número, porém, diz respeito não somente aos caminhões, como também aos demais modelos (leves e motos). 

Quer ficar por dentro de todas atualizações do setor de veículos pesados brasileiro? Acesse a página dedicada ao tema!

Venda de caminhões cresce significativamente em 2024; o que está por trás disso?
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Consórcio propício

Segundo o Diretor Executivo do Consórcio Nacional Bancorbrás, José Climério Silva Souza, o consórcio é uma boa opção para empresas que buscam renovar suas frotas de caminhões. 

Além da possibilidade de compra sem a incidência de taxas de juros, a modalidade ‘’oferece a possibilidade do cliente escolher o plano que melhor se encaixa no seu orçamento, sem comprometer o planejamento financeiro”, afirma José Climério. 

Contemplação

Quem conhece a modalidade sabe que os consorciados podem ser contemplados nos sorteios mensais e, também, por meio de oferta de lances livres e fixos. 

Além disso, o lance embutido pode ser realizado, como forma de izar a oferta sem se descapitalizar, uma vez que o valor ofertado é descontado da própria carta de crédito. 

A prestação no consórcio é constituída pelo fundo comum, ou seja, um valor pago pelo consorciado para formar a poupança que será destinada à compra do bem. 

Outros fundos que complementam o consórcio são a taxa de administração e o fundo reserva, além do seguro, caso contratado. 

Anualmente reajustado, o consórcio de veículos leva em conta a variação do índice de preço estabelecido no contrato, de forma a preservar o poder de compra dos consorciados contemplados.

Confira também: Consórcio de carro é realmente uma boa opção?

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Gervásio Henrique
Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

ASSISTA AGORA