Empresa cria nova tecnologia para reduzir roubos de carga em frotas
Os roubos de carga são um dos crimes mais conhecidos no setor de transportes. No entanto, os casos podem diminuir com essa nova tecnologia.
Os roubos de carga em frotas são um dos crimes mais conhecidos, principalmente por quem atua no segmento. No entanto, os casos podem diminuir com uma nova tecnologia. Veja!
Tecnologia busca diminuir roubos de carga
Os roubos de carga são uma das principais preocupações de empresas e trabalhadores que atuam no setor de transportes, em frotas.
Para lidar com esse problema, as companhias do setor, podem agora, recorrer ao novo sistema de monitoramento criado para alertas centrais de operações locais.
O dispositivo, da empresa de tecnologia L8 Group, promete solução ‘’anti jammer’’ que evita perda de sinal do rastreador ao longo do percurso.
Segundo a fabricante, o produto atua mesmo em situações de utilização de jammers ou outros equipamentos de bloqueio e interferência de sinal por criminosos.
Solução bastante aguardada
Segundo a L8, empresas de soluções de segurança, a solução foi desenvolvida a pedido de uma entidade de classe que representa os transportadores.
O apelo tomou forma após a confirmação dos altos índices de ocorrências de roubos de cargas em frotas nos últimos anos.
Dessa forma o dispositivo anti jammer foi criado após análise aprofundada sobre os tipos de ocorrência em empresas de transporte.
‘’[…] Desenvolvemos uma tecnologia anti jammer para evitar que o sinal de GPS seja embaralhado e acabe se perdendo no trajeto. Utilizamos o que há de mais moderno no mercado e diferentes formas de comunicação para garantir que a central de operações possa acompanhar em tempo real a operação durante todo o percurso”, destaca Leandro Kuhn, CEO da L8.
Ainda segundo Leandro Kuhn, a solução assegura a rastreabilidade das frotas em diferentes circunstâncias e regiões geográficas, mesmo em localidades distantes dos centros urbanos e com baixa cobertura de telefonia e internet.
É motorista de caminhão ou veículo de transporte? Confira como é realizado o exame toxicológico do Detran, obrigatório para algumas categorias de CNH.
Distribuição das ocorrências
A região Sudeste do país é a que mais possui casos de ocorrências de roubos de cargas em frotas, de acordo com dados da Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística extraídos em 2022.
A distribuição das ocorrência envolvendo este tipo de crime segundo a NTC&Logística em 2022 foi de:
-
Sudeste: 85,18%
-
Sul: 6,12%
-
Nordeste: 4,66%
-
Centro-Oeste: 2,81%
-
Norte: 1,23%
Entre os produtos transportados com maior visibilidade pelos bandidos estão: alimentos, combustíveis, produtos farmacêuticos, autopeças, materiais têxteis e de confecção, cigarros, eletroeletrônicos, bebidas e defensivos agrícolas.
Confira também: Serviços que dificultam a ação de criminosos no momento do roubo de cargas
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.