30 anos do Plano Real: veja quantos R$ custavam os 5 carros mais populares em 1994
Há 30 anos o Brasil implementava o Plano Real, em 1994. Mas e com relação aos carros, quanto custavam os modelos mais populares? Veja!
Há 30 anos o Brasil passava por uma importante mudança em sua economia com a implementação do Plano Real em 1994. Mas e com relação aos carros, quanto custavam os modelos mais populares?
Preço dos carros populares em 1994
O ano de 1994 foi emblemático para o Brasil. Além de se tornar tetra campeão mundial de futebol, o país iniciou uma grande reformulação em sua política econômica com a implementação do Plano Real.
O projeto de estabilização econômico trouxe, entre outras mudanças, a moeda como conhecemos hoje, o real (R$).
Com relação ao setor automotivo, o preço dos veículos populares em 1994 era extremamente diferente dos padrões atuais.
Veja quanto custavam os 5 carros com mais apelo entre os consumidores brasileiros naquele ano!
Volkswagen Gol
Se ainda hoje o Volkswagen Gol é muito popular entre os brasileiros mesmo após ter saído de linha, em 1994, para muitos era um ‘’sonho de consumo’’.
Dessa forma, o hatch era um dos modelos mais aclamados pelo público, com preço de R$ 7.243.
Volkswagen Fusca
Outro modelo da Volkswagen que atraia muita atenção dos motoristas tupiniquins era o Fusca.
Quem não conhece um ex-proprietário de VW Fusca que atire a primeira pedra.
Seu preço na época era o mesmo do irmão Gol, como estratégia de popularização ainda maior marca alemã no país.
Fiat Uno
Assim como ocorre atualmente com Fiat Mobi e Renault Kwid, os modelos mais acessíveis do mercado determinavam seu preço de acordo com o posicionamento do concorrente.
Essa prática do capitalismo, que obviamente já existia em 1994, incentivava a Fiat a equilibrar o preço do seu principal ativo para a época, o Uno.
Outra linha ainda muito presente nos dias de hoje, o Fiat Uno custava à época na casa dos R$ 7.254.
Chevrolet Corsa
Outra marca que já gozava de bastante prestígio no Brasil em 1994 era a Chevrolet, muito por conta do seu modelo de entrada, o Corsa.
O carro de motor 1.0 fez parte da grande aceitação que os brasileiros tiveram aos veículos de entrada e custava em torno de R$ 7.350.
Volkswagen Saveiro
Há algumas décadas no mercado brasileiro, a picape Saveiro destoava do perfil dos modelos mais baratos do mercado em 1994.
A linha que está à todo vapor 30 anos depois tinha preço fixado em R$ 10.065, o que equivaleria a mais de R$ 120 mil atualmente.
Para efeito de comparação, a mais recente linha da VW Saveiro, na versão de entrada Robust, custa R$ 99.990.
Ficou curioso(a) por matérias históricas e comparações? Continue acessando o Garagem360, através do portal de notícias e do Canal no Youtube, com tests drives, notícias sobre legislação, serviços e muito mais!
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.