Equalização do amortecedor: saiba o que é e quais os benefícios para o seu veículo
Equalização do amortecedor: saiba o que é e quais os benefícios para o seu veículo com o especialista Juliano Caretta.
Você sabe o que é equalização do amortecedor? O sistema de suspensão do carro garante a segurança e conforto dos passageiros. Entre os componentes chave dessa estrutura, os amortecedores desempenham um papel crucial na absorção dos impactos.
Antes da instalação do amortecer é necessário realizar a equalização do amortecedor, também conhecida como escorvamento. Um procedimento simples, mas crucial para manter a boa dirigibilidade do veículo.
O que é equalização do amortecedor?
A equalização do amortecedor elimina o ar presente no interior do componente. Esse ar pode se acumular durante o armazenamento, transporte ou instalação do amortecedor, comprometendo seu desempenho e causando problemas precoces.
Juliano Caretta, supervisor de treinamento técnico da Monroe (marca da DRiV), explica que o acúmulo de ar comprimido no amortecedor se dá principalmente antes da instalação e recomenda o preparo da peça.
“Caso o procedimento não seja realizado antes da instalação, a performance e a eficiência do amortecedor ficarão comprometidas, com perda de desempenho e ocorrências de ruídos. E isso poderá ser interpretado como um defeito de instalação ou fabricação”, explica Juliano Caretta.
Sinais que o amortecedor precisa de equalização
- Ruídos estranhos – ruídos de batida ou atrito durante a direção, especialmente em terrenos irregulares, podem indicar presença de ar no amortecedor.
- Desgaste irregular dos pneus – um dos amortecedores com ar pode levar ao desgaste irregular dos pneus, principalmente na parte central.
- Instabilidade – dificuldade em manter a linha reta, sobretudo em velocidades altas.
- Desconforto ao dirigir – sensação de trepidação excessiva ou perda da aderência em curvas ou frenagens.
Leia também:
3 Motivos para verificar se o amortecedor do seu carro está bom
Quando um amortecedor é retirado da embalagem, recomenda-se preparar a peça antes da instalação, para neutralizar quaisquer efeitos adversos decorrentes do envio e armazenamento na posição horizontal. Esse processo é chamado de equalização ou escorvamento e tem por objetivo retirar o gás comprimido do tubo de pressão e colocá-lo de volta no tubo reservatório.
“Caso o procedimento não seja realizado antes da instalação, a performance e a eficiência do amortecedor ficarão comprometidas, com perda de desempenho e ocorrências de ruídos. E isso poderá ser interpretado como um defeito de instalação ou fabricação”, explica Juliano Caretta.
Como fazer a equalização do amortecedor?
Juliano cita as três etapas para instalar equalizar o amortecedor antes da instalação:
Projetada para evitar que tais situações ocorram, a equalização pode ser concluída em três etapas simples:
-
Posicionando o amortecedor na posição vertical e de instalação, certifique que a haste esteja plenamente aberta;
-
Comprima a haste, virando o amortecedor de cabeça para baixo, empurrando-o até fechá-la totalmente;
-
Vire novamente o amortecedor para cima e deixe a haste se estender sozinha.
Veja o vídeo abaixo:
O especialista alerta que o processo é simples, mas deve ser feito em local adequado, com as ferramentas adequadas e com o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
Todo o procedimento é rápido e leva menos de 1 minuto. Se for necessário repita-o por três ou quatro vezes seguidas. Depois disso, os amortecedores estão preparados para a instalação.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.