1, 2, 3, 4, 5 erros que comprometem a valorização do seu carro
Veja os 5 erros que comprometem a valorização do seu carro de acordo com Leonardo Furtado, superintendente do Auto Shopping Internacional.
Quer manter a valorização do seu carro? Então ele precisa estar sempre limpo e com boa aparência. Ao manter os cuidados que garantem sua beleza e durabilidade, certamente o valor na hora da venda será maior.
Ocorre que alguns proprietários cometem erros bobos, que ao invés de garantir a estética do veículo podem causar danos à pintura, interior e outros componentes do veículo.
Quais erros comprometem a valorização do seu carro?
Para Leonardo Furtado, superintendente do Auto Shopping Internacional, a higienização regular não apenas protege a pintura e os acabamentos internos, mas também previne o que a sujeira acumule e prejudique os componentes mecânicos e eletrônicos.
“Conservar o carro limpo e em bom estado é uma questão de preservação do investimento que você fez. Veículos que recebem manutenção regular e são limpos adequadamente têm menos problemas mecânicos e conservam seu valor por mais tempo. Além disso, uma limpeza cuidadosa contribui para a segurança e o conforto de quem utiliza o veículo”, afirma.
Veja os 5 erros mais comuns:
Usar produtos inadequados
Nada de produtos de limpeza inadequados, como esponja de lavar louça, detergente ou sabão caseiro, por exemplo. Leonardo explica que é preciso usar produtos específicos para a estética automotiva, pois estes não danificam as superfícies delicadas e acabamentos especiais.
“É importante escolher produtos específicos para cada tipo de material no carro, como couro, plástico e tecido”, adverte.
Leia também:
Saiba como fazer a limpeza do carro sem sair de casa.
Lavar o carro sob a luz intensa do sol
Ao lavar o carro sob a luz solar direta, você pode estar contribuindo para a formação de manchas de água e produtos de limpeza que secam rapidamente, o que pode deixar marcas difíceis de remover.
“Prefira realizar a lavagem em locais fechados ou durante as partes mais frescas do dia para garantir uma secagem uniforme e evitar danos à pintura”, pontua.
Secar com qualquer pano
Escolha bem o pano que vai secar o carro após a limpeza. Panos ásperos ou que soltam fiapos podem riscar a pintura do carro durante a secagem.
“Recomenda-se o uso de panos de microfibra, que são suaves e absorvem bem a água, deixando a superfície sem marcas”, sugere.
Ignorar a limpeza do interior
Não foque apenas na área externa do veículo e esqueça do seu interior. Se fizer isso, você terá acúmulo de sujeira e odores desagradáveis.
Segundo Leonardo, a limpeza dos bancos, tapetes e painéis vai manter um ambiente agradável dentro do veículo.
Negligenciar a manutenção regular
“Além da limpeza regular, é fundamental fazer revisões técnicas para garantir que o veículo esteja em boas condições de funcionamento”, destaca.
Portanto, não basta só deixar o seu carro limpo e cheiroso, cuide faça também as manutenções periódicas para manter seu bem sempre valorizado.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.