Pensando em alugar um carro? Saiba como evitar erros na hora da escolha

Pensando em alugar um carro? O aluguel pode ser a melhor saída, mas é importante evitar esses erros na hora da escolha. Saiba quais são.

Vai alugar um carro para viajar nas férias? Você não é o único, muita gente prefere alugar do que usar o próprio carro para viajar, afinal não “gasta” o bem e não tem que se preocupar com revisões pré-viagens. 

Apesar de ter menos preocupações, a locação ainda exige alguns cuidados para não errar.  A gerente comercial do V1 Aluguel, serviço de locação de carros 100% digital, Thaís Augusta, nos ajudou com algumas dicas para não vacilar na hora de escolher o veículo mais apropriado para a sua viagem.

Como alugar um carro sem dor de cabeça? - Foto: Freepik
Como alugar um carro sem dor de cabeça? – Foto: Freepik

Como alugar um carro sem dor de cabeça?

Veja as dicas:

Evite alugar carros no aeroporto

A prática de pegar o carro no aeroporto, embora seja uma comodidade para quem acaba de sair do aeroporto, pode sair mais cara. Mesmo nesses casos é bom evitar, caso você não queira pagar taxas adicionais. 

“É importante realizar uma pesquisa com antecedência e determinar se vale a pena a economia de tempo ao locar o carro no aeroporto. Principalmente devido às filas que se formam por conta da alta demanda nos aeroportos, além das taxas e preços mais altos”, explica Thaís.

Escolha o veículo certo para a viagem

Escolher o modelo mais barato nem sempre vai suprir suas necessidades de viagem. Coloque no papel tudo antes: número de pessoas, porta-malas com capacidade para as bagagens de todo mundo e tipo de via (asfaltada ou estradas de terra). 

Acompanhe a vistoria

Não é só pegar o veículo e sair. Antes de sair da locadora com o automóvel, observe se há marcas, riscos, amassados ou outras avarias, e  não deixe de levar uma cópia da inspeção. 

“Estar presente para verificar item por item e se o veículo condiz com o que foi contratado é de suma importância. Assim, o motorista evita qualquer desentendimento em relação ao automóvel que utilizará durante sua viagem.”

Opte pelos pacotes de proteção

Se a cobertura básica te servir, ótimo, agora se sentir a necessidade de proteção extra não deixe de contratar os pacotes disponibilizados. Eles incluem eventos adversos como furtos, incêndios, acidentes de trânsito e afins.

Viajando com criança? Leve a cadeirinha

Thaís explica que cadeirinha, assento ou bebê conforto são itens obrigatórios. O item pode pesar no contrato de locação, portanto, o ideal é levar uma cadeirinha própria.

Cancelamento gratuito

Use o cancelamento gratuito a seu favor nas cotações. Faça pesquisas com as principais opções a cada duas semanas, com a mesma data e local de retirada. A diferença pode ser relevante, pois depende de fatores como temporada e da demanda corrente.

Leia também:

Aluguel de carros cresce 22%, mas esbarra em desafios.

Tanque cheio

Você encontra tanto a opção de entregar o tanque cheio quanto vazio, mas o recomendado é optar pelo tanque cheio. 

“Para muitos, o cálculo e planejamento para entregar o veículo com o tanque vazio são difíceis. O mais indicado é optar pela devolução com o tanque cheio “, afirma.

Quilometragem

Por fim a quilometragem. Há basicamente duas opções: livre ou controlada. A dica aqui é fazer o planejamento dos locais a serem visitados, assim avalia se o valor economizado com um limite diário vale a pena.

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA