Venda de carros usados tem alta expressiva
Venda de carros usados tem alta expressiva. Veja os números da Fenauto sobre o mercado de carros seminovos e usados no país.
O mercado de veículos seminovos e usados no Brasil segue em ritmo acelerado. A venda de carros usados tem alta expressiva no primeiro semestre de 2024, de acordo com os dados mais recentes da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto).
Venda de carros usados tem alta expressiva
No comparativo entre o primeiro semestre de 2023 e o primeiro semestre de 2024, as vendas acumularam alta de 7,2% (7.343.752 unidades contra 6.851.087 no mesmo período do ano passado).
Comparado a maio deste ano, as vendas de junho subiram 7,3%, alcançando 1.295.165 unidades comercializadas contra 1.207.575 (de maio). Se levarmos em consideração apenas as vendas por dia útil entre os dois meses de 2024, a alta foi de 18%.
Já no comparativo do mês de junho de 2023 com junho de 2024, a alta foi de 10,2%.
O presidente da Fenauto, Enilson Sales, acredita que o resultado até o fim do ano será muito positivo para o setor.
“Temos mantido uma média, em geral, de cerca de 1,2 milhão de veículos comercializados por mês. Se fizermos uma conta simples para os próximos meses e somarmos ao já registrado até agora, poderemos chegar a mais de 15 milhões de veículos até dezembro. Lembrando que no final do ano, o varejo sempre tem uma evolução maior por conta das festas de final de ano, 13º, promoções de vendas etc”, argumenta.
A expectativa do presidente da entidade é que até o final do ano, o número de vendas fique na casa dos 15,3 milhões. Para ele é um resultado excepcional, visto o mercado atual e os efeitos das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, um dos estados que mais contribui com vendas para o resultado nacional.
“O que pode ameaçar o desempenho do setor é uma possível inflação maior para os próximos meses, como alguns analistas preveem e, consequentemente, segurar a queda das taxas de juros que vinha ocorrendo até recentemente”, conclui.
Gol Bolinha ainda vale a pena? Aparentemente sim
Quais os carros usados preferidos dos brasileiros?
Veja quais os carros preferidos do público:
Autos
Comerciais leves
Motos
Comerciais pesados
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.