As picapes que fazem você ganhar e perder dinheiro na hora da revenda

Quais picapes têm maior e menor desvalorização? Veja as picapes que fazem você ganhar e perder dinheiro na hora da revenda.

Não quer perder dinheiro na hora da revenda da sua picape compacta? A Mobiauto divulgou um levantamento sobre o segmento das caminhonetes derivadas de veículos compactos e médios, que representam 13,19% de todos os automóveis e comerciais leves vendidos no país.

Quais picapes desvalorizam mais na hora da revenda? - Foto: Divulgação
Quais picapes desvalorizam mais na hora da revenda? – Foto: Divulgação

 

Quais picapes desvalorizam mais na hora da revenda?

Para chegar aos números, o braço research da Mobiauto reuniu informações das picapes compactas (Fiat Strada e VW Saveiro) e das médias (Chevrolet Montana, Fiat Toro, Ford Maverick e Renault Duster Oroch).

A pesquisa foi feita a partir da base de dados da plataforma, levando em consideração picapes seminovas dos anos-modelos 2021, 2022 e 2023 de todas as concorrentes. 

O primeiro dado relevante diz respeito à depreciação de 11,6%, quase 2 pontos percentuais acima da média do mercado global.

Quem explica esse fenômeno é o economista Sant Clair de Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto. “O perfil de produtos mudou radicalmente nos últimos anos. Quando falamos em picapes derivadas de carros compactos, a verdade é que só restaram duas: Strada e Saveiro. Modelos de outras marcas desapareceram, como Peugeot Hoggar e Ford Courier. Todas as demais são picapes médias”, explica. 

“Uma delas traz, inclusive, a acentuada desvalorização dos veículos a diesel no país, que a Mobiauto já tinha detectado. Se você observar a lista completa, verá que, das dez piores colocadas no ranking, sete delas serão versões movidas a diesel da Fiat Toro. É inegável que esse aspecto contribuiu para acentuar a média de desvalorização”, complementa o executivo. 

Veja a lista:

Fonte: Mobiauto
Fonte: Mobiauto

Quais as picapes menos desvalorizam?

Sant Clair confirma sua tese ao apresentar o outro extremo do ranking, com as picapes que apresentaram as menores desvalorizações.

“Se entre as dez piores há o predomínio de versões a diesel da Fiat Toro, o lado oposto confirma a soberania das duas compactas: Strada e Saveiro compõem 8 das 10 melhores”, diz. 

Veja abaixo

Fonte: Mobiauto
Fonte: Mobiauto

Como evidenciado, no topo do ranking estão as mais vendidas do segmento: Strada e Saveiro. No entanto é válido ressaltar o desempenho da Duster Oroch SCe Express 1.6 16V, com o menor índice de todas as picapes pesquisadas: somente 2,66% de depreciação. 

“Aqui a explicação é simples: essa picape é a versão mais simples da linha Oroch, diretamente destinada ao trabalho. Tanto que é a picape média mais barata de toda a pesquisa. Ela custa praticamente o mesmo valor das compactas, por isso tem uma boa procura e perde pouca cotação”, explica o CEO da Mobiauto.

Em contrapartida, os modelos topo de linha e mais equipados são aqueles que apresentam maior desvalorização.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA