BYD vende 7 em cada 10 veículos elétricos no Brasil: qual segredo do sucesso?
BYD vende 7 em cada 10 veículos elétricos no Brasil. Tentamos explicar qual segredo do sucesso da marca chinesa no Brasil.
Em um cenário automotivo nacional marcado por retração geral nas vendas, a BYD se destaca conquistando números impressionantes e se consolidando na liderança. Para se ter uma ideia, a BYD vende 7 em cada 10 veículos elétricos no Brasil.
BYD vende 7 em cada 10 veículos elétricos no Brasil
No mês de maio, a montadora chinesa não apenas superou as expectativas como também redefiniu o significado de domínio, vendendo mais que o dobro dos seus concorrentes somados.
Foram 3.695 unidades 100% elétricas emplacadas e mais de 71% de participação de mercado, enquanto as concorrentes somadas venderam 1.461.
O veículo mais vendido da marca foi o BYD Dolphin Mini, com 2.104 unidades comercializadas. Em segundo, o SUV híbrido plug-in BYD Song Plus, com 1.560 emplacamentos.
No somatório de eletrificados (100% elétricos e veículos híbridos), a BYD também lidera com 5.255 unidades emplacadas. Com esses números, a marca permanece entre as 10 maiores do mercado automotivo geral.
“Maio foi um mês extraordinário para a BYD, que vendeu quase 332 mil carros no mundo, um crescimento de 38% em relação ao mesmo período de 2023. No Brasil, tivemos um mês muito desafiador para todo o setor automotivo e para nós não foi diferente. Além de registrar dois dias úteis a menos por conta de feriados, vivenciamos uma catástrofe sem precedentes no Rio Grande do Sul.
Seguimos nossos esforços e nossa campanha para ajudar os gaúchos, levando mantimentos e cedendo nossos carros, que estão sendo usados pelas autoridades como fonte de energia para equipamentos usados nos resgastes e buscas”, destaca Alexandre Baldy, conselheiro especial da BYD.
Vendas globais
Nas vendas globais,a a greentech também impressiona. Foram 331.817 carros vendidos no mundo, o que representa um aumento de 38% em relação às vendas em maio de 2023 (240.220).
Só na China foram 275.746 vendas, um crescimento 1,2% acima dos 272.234 do mês anterior.
Leia também:
BYD quer dominar o mercado – vendas da marca aumentam 38%
Qual o segredo da BYD?
Tentamos desvendar o mistério por trás dos bons números da BYD e chegamos à seguinte conclusão:
Tecnologia de ponta e inovação
A BYD se destaca por sua expertise em baterias, principalmente a icônica Blade. Como se trata de um dos principais componentes de um veículo elétrico, só aí a marca já leva uma grande vantagem.
Isso porque a empresa investe pesadamente em pesquisa, desenvolvimento e testes para tornar as baterias mais eficientes, seguras e menos poluentes.
Variedade de modelos
A BYD oferece uma gama ampla de veículos elétricos e híbridos. No Brasil, são diferentes modelos, começando pelo Dolphin Mini até o Han, passando pelo Song, Tan, Seal, entre outros.
São veículos compactos até SUVs de 7 lugares para o público em geral, atendendo às necessidades e desejos de diferentes perfis de consumidores.
Preços acessíveis
Tá certo que o carro no Brasil não está tão acessível, no entanto, os modelos da BYD se destacam por oferecerem mais pela mesma faixa de preço dos concorrentes. E é isso que os torna mais competitivos.
Rede concessionárias em expansão
Recentemente a BYD inaugurou sua centésima concessionária no país. Além de consolidar a presença da marca, as concessionárias ajudam no pós-venda, aumentando a confiança do público.
Compromisso com a sustentabilidade
A BYD se preocupa com o meio ambiente e oferece soluções de mobilidade sustentável. O intuito é contribuir com um futuro mais verde e limpo.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.