Vale a pena comprar moto elétrica para trabalhar como motoboy?
Vale a pena comprar moto elétrica para trabalhar como motoboy? Fizemos as contas para dar nosso veredito se vale ou não a pena.
Com a crescente demanda por entregas rápidas, aliadas ao menor custo operacional e a busca por alternativas mais sustentáveis, as motos elétricas têm se tornado uma opção atraente para quem trabalha com entregas. Mas vale a pena comprar moto elétrica para trabalhar como motoboy?
Vale a pena comprar moto elétrica para trabalhar como motoboy?
Primeiro, vamos avaliar os preços das motos elétricas mais em conta que servem para a prática de entregas e transporte de passageiros, o mototáxi:
- Shineray SE3: R$ 11.990 (scooter elétrico) – 80 km de autonomia
- Voltz EV1 Sport: R$ 15.890 (scooter elétrico) – 100 km com uma bateria e 180 km com duas baterias
- Watts W125: R$ 19.990 (street elétrica) – 80 km de autonomia
- Shineray SHE-S: R$ 19.290 (street elétrica) – 80 km por bateria removível
Agora vamos avaliar os ganhos x os custos do motoboy.
Vamos levar em consideração que um motoboy roda por dia 150 km em 8 horas e que cada hora trabalhada equivale a R$ 23,00 (ganho médio de um entregador do iFood). Nessa situação hipotética seriam necessárias duas cargas para ganhar R$ 184,00.
Para carregar a bateria de uma dessas motos acima, o valor gasto é de R$ 2,40. Ou seja, para rodar as 8 horas por dia, o motoboy vai gastar menos de R$ 5.
Outro custo diz respeito ao preço da moto. Se for uma Shineray SHE-S, a mais adequada entre as apresentadas, o custo será de R$ 19.990.
Em um financiamento próprio da Shineray para motos elétricas com entrada de pouco menos de 20% (R$ 2.800) e taxa de 0,99% de juros, o valor da prestação em 48 vezes será de R$ 452,68.
Ao fim de 25 dias (uma folga na semana e um domingo no mês), o motoboy terá R$ 4.600 de ganhos e 120 de custo com energia, além dos R$ 452,68 da prestação da moto.
Seus rendimentos ao fim do mês serão de aproximadamente R$ 4.020.
Isso levando em consideração que não há custos com IPVA,pois dependendo do estado a moto elétrica é isenta do imposto, troca de óleo e revisões.
Mas nem tudo são flores, visto que há algumas desvantagens na moto elétrica:
- Autonomia limitada – como evidenciado, com uma só bateria o motoboy só poderá rodar 80 km.
- Demora na recarga – dependendo do modelo pode levar até 4 horas, o que reduz o tempo de trabalho do motoboy.
- Custo inicial mais alto – pelo preço de uma moto elétrica, é possível comprar um modelo a combustão com maior eficiência.
- Infraestrutura de recarga – a infraestrutura de recarga para motos elétricas ainda está em desenvolvimento em muitas cidades, o que pode dificultar encontrar um local para recarregar a bateria.
Vale a pena comprar moto elétrica para trabalhar?
Só vale a pena para o motoboy se ele puder trabalhar por turnos ou investir em mais uma bateria removível, assim enquanto uma carrega, ele roda com a outra, evitando períodos de ociosidade.
Dessa forma, ele consegue vencer a barreira da autonomia. No mais, vai conseguir até reduzir seus custos de operação e reverter isso em lucro no fim do mês.
Vale a pena alugar uma moto elétrica?
Se você trabalha em algumas plataformas pode alugar uma moto elétrica. Recentemente a 99 declarou que vai disponibilizar 2 mil unidades em 2024 e 10 mil em 2025, inicialmente na cidade de São Paulo.
Tanto a 99Moto (corridas com passageiros), quanto o iFood (delivery) testaram um modelo de aluguel de motos elétricas em São Bernardo do Campo (SP). Nos testes, os motociclistas chegaram a ter R$ 1,4 mil de economia mensal.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.