Reinado da BYD pode estar com os dias contados: nova marca chinesa vem aí
Conheça a nova marca chinesa que pode desembarcar no Brasil em 2025 para bater de frente com os veículos da BYD.
A Stellantis, conglomerado automotivo que reúne as marcas Fiat, Jeep Peugeot, RAM e outras, confirmou a globalização da marca Leapmotor, que entre outros países também vai atuar no Brasil. A nova marca chinesa de carros elétricos promete ser a pedra no sapato da BYD.
Nova marca chinesa chegando?
Recentemente a Stellantis adquiriu 21% da Leapmotor por cerca de €1,5 bilhão. A decisão se deu após a marca chinesa se destacar como uma das principais startups de veículos elétricos em 2023.
Em um acordo promissor foi criada a Leapmotor International, com direitos de exportação, venda e fabricação de seus produtos fora da China. O objetivo é impulsionar a venda e participação dos veículos se valendo da presença global da Stellantis.
Esse passo importante na estratégia prevê um maior impulsionamento da eletromobilidade em diversos países, incluindo Europa, Ásia, Oriente Médio, África e América Latina.
“A criação da Leapmotor International é um grande avanço para ajudar a resolver a questão urgente do aquecimento global com modelos BEV de última geração que vão competir com as marcas chinesas existentes nos principais mercados em todo o mundo”, disse o CEO da Stellantis, Carlos Tavares.
Para frear o ímpeto da BYD, a nova marca chinesa será a mais nova aposta do grupo no mercado brasileiro, com previsão de estreia já em 2025.
Leia também:
Dona da Jeep e Fiat trará nova marca chinesa ao Brasil e já tem BYD na mira
Dois modelos para começar
A Leapmotor trará ao Brasil dois modelos elétricos para iniciar sua jornada:
Leapmotor T03
Um hatch compacto com visual simplificado, mas que oferece um interior completo e moderno. A marca descreve o modelo como um carro urbano compacto de cinco portas do segmento A com o espaço interno de segmento B.
Já sabemos que ele tem medidas semelhantes às do Kwid: 3,62 metros de comprimento e 2,40 m de entre-eixos, além de ser equipado com central multimídia de 10,1″, alerta de mudança de faixa e frenagem de emergência.
Por aqui, deve competir com o BYD Dolphin Mini, mas com a vantagem de oferecer mais potência: 95 cv, ante 75 cv do concorrente.
Leapmotor C10
É o primeiro produto global da Leapmotor, baseado na arquitetura de tecnologia LEAP3.0. Trata-se de um SUV, que título de comparação, suas medidas são parecidas com as do Jeep Commander (4,74 metros de comprimento).
É equipado com motor elétrico de 231 cv de potência e 32,6 kgfm de torque e duas opções de bateria: 52,9 kWh para um alcance de 410 km ou de 69,9 kWh com alcance de 530 km (ciclo chinês.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.