Veja como funciona as vans gêmeas siamesas da Citroën

Imagine ter um carro com ‘’duas frentes’’, que pode até causar espanto, mas é funcional. Confira a inovação da Citroën.

Se os veículos utilitários são os seus preferidos, provavelmente esse modelo despertará a sua curiosidade. Imagine ter um carro com ‘’duas frentes’’, que pode até causar espanto, mas é funcional. Veja!

Veja como funciona as vans gêmeas siamesas da Citroën
Foto: Divulgação

Vans siamesas da Citroën

A Citroën decidiu inovar ao adotar como modelo de linha, as chamadas ‘’vans siamesas’’ ou ‘’back to back’’. 

Trata-se de um modelo com ‘’duas cabeças’’, ou seja, uma van completamente diferentona com duas cabines, ao invés de uma parte dianteira e outra traseira. 

Apesar de extremamente incomum, o modelo tem lá sua finalidade, principalmente para empreendedores na redução de custos para envio de produtos.

Isso porque o Citroën Jumper Relay consiste na fixação de duas vans em uma estrutura temporária e são alvos principalmente de empresas para veículos especializados ou serviços de emergência e recuperação. 

Cabines independentes

Cada cabine da van vem com sua própria transmissão e conjunto meânico. O Back to Back possui dois motores turbodiesel BlueHDi de quatro cilindros de aproximadamente 140 cavalos de potência (103 kW). 

Veja como funciona as vans gêmeas siamesas da Citroën
Foto: Divulgação

‘’Modelo personalizável’’

A van Citroën Relay Back to Back agrega um fator importante nos dias atuais do segmento, a ‘’personalização’’. 

A adaptação, em aspas, se dá pela possibilidade de acoplamento de traseiras específicas para a van em questão, uma vez que a linha não possui o chassi de modo convencional. 

Embora muita gente desconheça, a van da Citroën não é a única com esse perfil. 

Dentro da própria Stellantis, a Peugeot traz a mesma proposta para um de seus modelos, o Boxer.

O Citroën Relay Back to Back custa a partir de 36 mil libras no Reino Unido, o equivalente a R$ 232 mil. 

Baixo custo de produção

Além da sua funcionalidade para atividades específicas, a van Relay apresenta baixo custo de produção, já que não necessita do complemento da parte traseira, ou seja, o chassi do veículo, que deve ser acoplado posteriomente, porém, cada comprador tem a decisão de escolher o modelo que considra melhor, sem depender de um produto de fábrica. 

Outro ponto positivo é o também reduzido custo de envio do veículo, uma vez que os modelos necessitam de menos espaços nos transportes e podem ser levados em mais unidades de um ponto A a um ponto B.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Gervásio Henrique
Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

ASSISTA AGORA