Testamos: Fiat Cronos é boa opção para quem deseja espaço e com preço camarada

O Fiat Cronos é um sedã com os preços mais acessíveis do mercado. Mas será que isso é o suficiente para fazer dele uma boa compra?

Se eu te perguntar qual é a categoria que tem sofrido para emplacar nos últimos tempos, você sem dúvidas responderá que é a de sedãs. Sinônimos de espaço e conforto, eles foram deixados de lado e muitas vezes substituídos pelos SUVs. No entanto, ainda há ótimas opções de modelos no mercado, como é o caso do Fiat Cronos.

Fiat Cronos 1.3 Drive CVT é opção ideal para quem deseja um sedã espaçoso e sem gastar muito

Está cada vez mais difícil encontrar um carro acessível e com atribustos cada vez mais procurados pelo consumidr brasileiro, como é o caso da transmissão automaática, por exemplo.

A situação encarece ainda mais quando a procura se estende a modelos que não sejam os hatches mais acessíveis.

No caso dos sedãs, o Cronos é a opção mais acessível. A versão mais em conta e que possui o câmbio automático tipo CVT é a Drive, que custa R$ 102.990.

Para método de comparação, as versões mais baratas do Hyundai HB20S e do Chevrolet Onix Plus, também automáticas, custam R$ 113.390 e R$ 106.560, respectivamente.

Se for pesquisar pelo Volkswagen Virtus a diferença chega a ser bem maior, uma vez que o sedã compacto da montadora alemã tem um preço de R$ 118.340.

Conjunto mecânico do sedã também agrada

Porém, ao decidir comprar um carro 0 km, não é apenas o preço que deve ser levado em consideração. Afinal, estamos falando de um investimento de alto custo.

No entanto, o sedã da marca italiana também conta com um conjunto mecânico interessante, ainda mais para quem deseja um modelo de uso para o dia a dia, nas grandes cidades com o constante vai e para do trânsito.

Embaixo do capô a versão é dotada do já tradicional motor 1.3 Drive, que está associado ao câmbio automático tipo CVT, que simula até sete marchas.

Ao todo são 98/107 cv de potência e 13,2/13,2 kgfm de torque, quando abastecido com etanol e gasolina respectivamente.

Fiat Cronos 1.3 Drive CVT
Fiat Cronos 1.3 Drive CVT (Foto: Nicole Santana/Garagem360)

Já a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 11,6 segundos com gasolina e 10,6 segundos com etanol. A velocidade máxima por sua vez é de 170 km/h.

No quesito dirigibilidade, o carro é leve e responde bem. Porém, o fato do câmbio ser CVT faz com que as aceleradas demorem um pouco mais para responder de forma mais efetiva.

Consumo de combustível não é o melhor, mas também não é o pior

De acordo com os dados divulgados pelo Inmetro, o Fiat Cronos 1.3 Drive CVT tem um consumo de 13,4 km/l com gasoluna na cidade e 9,3 km/l com etanol.

Na estrada os dados sobem para 14,9 km/l com gasolina e 10,8 km/l com etanol.

Se formos comparar novamente com os principais rivais, o Cronos perde apenas para o sedã compacto da Chevrolet.

Espaço interno generoso

Se você é o tipo de pessoa que anda com o carro cheio, o Fiat Cronos também pode ser uma boa escolha.

Isso porque o modelo tem um porta-malas de 525 litros. Se formos comparar com o hatch de mesma base, ou seja, o Fiat Argo, são 125 litros a mais.

Além disso, o interior também consegue transportar 5 adultos de forma confortável, até mesmo em casos de viagens mais longas, uma vez que o sedã da Fiat tem um entre-eixos de 2.521 mm.

Fiat Cronos 1.3 Drive CVT
Porta-malas do Fiat Cronos tem 525 litros (Foto: Nicole Santana/Garagem360)

Visual do Fiat Cronos também agrada

Já em relação ao visual, o veículo conta com um desing atualizado, porém, ainda tem um toque mais conservador.

O conjunto óptico é formado por faróis e faróis de milha haogênos, o que intensifca esse visual mais antiquado. O DRL por sua vez é em Led.

As grades internas são no estilo colmeia, enquanto linhas horizontais se sobressaem à elas. O logo da marca está ao centro com um acabamento escurecido.

As rodas são de 15″, também escurecidas. Toda a carroceria possui vincos que têm a missão de dar um ar de dinamismo ao modelo.

Fiat Cronos 1.3 Drive CVT
Traseira do Fiat Cronos tem a missão de gerar um ar mais esportivo ao sedã (Foto: Nicole Santana/Garagem360)

Por fim, a traseira tem um spoiler acima da tampa do porta-malas, como tentativa de trazer mais esportividade ao Cronos. Porém, a antena ainda é a tradicional.

O interior também recebe um acabamento escurecido, enquanto os bancos são todos em tecido, sendo que os traseiros possuem um perfil mais liso, semples, enquanto os da frente contam com detalhes a mais.

Itens tecnológicos do Fiat Cronos

Os ocupantes da segunda fileira tem acesso a uma entrada USB para maior comodiade. No entanto, não há saída do ar-condicionado, algo que pode fazer falta em dias mais quentes.

O painel frontal, bem como o acabamento das portas são em plástico. Não há detalhes em soft touch ou até mesmo tecido, algo que poderia gerar maior conforto.

No quesito visual há uma faixa em tom acobreado ao centro, onde estão posicionadas as saídas do ar-condicionado, que por sua vez é digital, porém, de uma única zona.

A versão também conta com a tradicional multimídia Uconnect da Fiat. Para parear o seu smartphone é necessário o uso de cabos, já que a versão não conta com pareamento por indução.

Contudo, é possível conectar o dispositivo via Bluetooth, o que permite o motorista atender e realizar chamadas, além de reproduzir a playlist do seu aplicativo de música.

Além disso, para auxiliar a condução o carro também conta com sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré, que não tem a melhor das resoluções, mas cumpre a sua função.

Fiat Cronos 1.3 Drive CVT
Acabamento em sua totalidade é de plástico (Foto: Nicole Santana/Garagem360)

O vídeo com todos os detalhes do veículo estará disponível em breve em nosso canal no Youtube. Por enquanto, confira esse aqui:

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Nicole Santana
Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

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