Fiat Fastback ou Volkswagen Nivus: qual SUV coupé levar para casa?
Fiat Fastback ou Volkswagen Nivus? Fizemos o comparativo entre os dois modelos de SUV coupé e você escolhe qual levar para casa.
Fiat Fastback ou Volkswagen Nivus? O mercado de SUVs coupé conta com dois rivais de peso: de um lado um Fastback, modelo conhecido pelo seu design robusto e do outro a tradição e confiabilidade da VW no Nivus.
Mas qual escolher? Nós do Garagem360, Tentamos responder essa questão no post com um comparativo das duas versões de entrada de cada um. Acompanhe!
Fiat Fastback ou Volkswagen Nivus?
Vamos ao comparativo:
Motorização e desempenho
- Fiat Fastback: versão de entrada conta com motor 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm de torque. Vai de 0 a 100 em 9,4 segundos e velocidade máxima de 190 km/h.
Também conta com versões (Limited e Abarth) com motor 1.3 turbo de 185 cv e 27,5 kgfm. Faz de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos e máxima de 210 km/h na versão Limited e 7,6 segundos e 220 km/h na esportiva Abarth. Ambas com câmbio de 7 velocidades CVT.
- VW Nivus: conta apenas com motor 1.0 TS1 de 128 cv e 20,4 kgfm, (2 cv a menos que o rival com motor 1.0 turbo. Isso influencia no desempenho, pois faz de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e atinge 189 km/h.
O câmbio aqui é 6 marchas do tipo caixa automática.
No quesito motorização, da o Fastback, que tem não só mais variedade, como também propulsores mais modernos, visto que o 1.0 TSI é um dos mais velhos em produção no país.
Consumo
- Cidade: O Fastback faz 8,4 km/l com etanol e 11,9 km/l com gasolina, Nivus faz 8,3 km/l e 12,1 km/l, respectivamente.
- Estrada: 10,2 km/l com etanol e 14,6 km/l com gasolina (Fastback), Nivus faz 10,1 km/l e 14,2 km/l, respectivamente.
Design
- Fiat Fastback: conta com um design mais esportivo e agressivo, com linhas fluidas e faróis de LED.
- VW Nivus: seu design é mais elegante e sofisticado, com linhas retas e faróis de LED.
Apesar dos rumores do Fastback ter “copiado” o BMW X4, ao meu ver ele é mais interessante, melhor trabalhado e mais bonito. Meu voto é para ele.
Itens de série (versão de entrada)
Ambos estão quase empatados nesse quesito, já que oferecem equipamentos bem semelhantes.
O que pesa para o modelo da Fiat é o maior número de versões, o que implica em mais itens sendo adicionados à medida que o carro fica mais caro.
Em geral, ambos contam com ar condicionado, direção elétrica, airbags (4 no Fastback e 6 no Nivus), controle de estabilidade, câmera de ré, rodas aro 16, sensor de estacionamento, volante multifuncional, entre outros.
O modelo da Fiat leva vantagem no ar-condicionado digital, na Central multimídia com tela de 8,4″ touchscreen e o Drive by Wire.
Já o Nivus, vence nos seus 2 airbags a mais e o carregamento por indução.
Custo de manutenção
O Nivus leva vantagem na revisão, uma vez que a VW oferece as 3 primeiras revisões grátis no programa Revisão de Série.
Quem opta pelo SUV coupé da Fiat, vai desembolsar cerca de R$ 2 mil pelas três primeiras revisões.
Além disso, os dois contam com 3 anos de garantia no mercado nacional, no entanto é preciso fazer as revisões a cada 10.000 km ou 12 meses (o que ocorrer primeiro) para manter essa cobertura.
Veja também:
Entre Fiat Plse e VW Nivus, qual SUV para chamar de seu?
Preço
- VW Nivus 200 TSI: R$ 119.990
- Fiat Fastback 200 Turbo AT – R$ 117.990
Veredito
Os dois são bem parecidos, principalmente na questão dos itens de série e segurança, o que rendeu a ambos a nota 5 do Latin Ncap, entidade que mede o nível de proteção dos veículos.
Se você achar que 2 cvs a menos de potência são relevantes, então o Fastback leva vantagem na questão do desempenho. O consumo é praticamente o mesmo, então não se pode levar esse ponto em consideração.
No final, a escolha vai depender de duas coisas: modernidade ou tradição. Se você é mais moderno, o Fastback pode ser a melhor escolha, já que ele não só aparenta ser mais moderno, como é, em questões como motor e câmbio.
Agora, se você prefere a tradição e confiabilidade da VW, opte pelo Nivus, considerado um dos melhores carros da marca no país.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.