Aluguel de carros cresce 22%, mas esbarra em desafios
Entenda como está o cenário de aluguel de carros no País e saiba quais são as tendências para 2024, segundo a ABLA
O setor de locação de veículos está em alta. Para se ter uma ideia, o investimento de locadoras rendeu um faturamento 7 vezes maior que a prévia do PIB nacional em 2023.
Além disso, o mercado ampliou a frota de veículos. Os dados são da ABLA. Logo abaixo, o Garagem360 traz o panorama geral. Confira!
Setor de locação cresce 22% em 2023
O segmento de aluguel de carros aumentou 22% no Brasil. Houve um salto de R$ 36,8 bilhões em 2022 para R$ 44,9 bilhões no ano passado.
Também foi possível observar um crescimento de 9,4% em usuários de aluguel de carro:
- Em 2022: 75,8 milhões de usuários
- Em 2023: 69,3 milhões
Os dados são da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA). O Garagem360 teve acesso aos documentos após participar da entrevista coletiva, que aconteceu nesta terça-feira (12/03), de forma online.
Turismo sofre com falta de veículos nas locadoras
O crescimento do aluguel de carros ainda não conseguiu atender a demanda de clientes. Segundo Marco Aurélio Nazaré, Presidente do Conselho Nacional da ABLA, faltaram veículos nas locadoras durante o período de férias (dezembro, janeiro e fevereiro), sobretudo nas cidades do nordeste.
Portanto, caso pretenda alugar carros nas férias de julho, o ideal é reservar com antecedência para não ter dores de cabeça durante a viagem em família.
Os carros 100% eletrificados ficam em segundo plano
O anúncio traz ainda detalhes sobre o mercado de carros elétricos (híbridos e 100% elétricos), que cresceu 81,6% na comparação com 2022, tendo 8.426 automóveis e comerciais na frota.
Contudo, Marco Aurélio disse que a expectativa é que os veículos 100% elétricos fiquem em segundo plano:
“O híbrido é mais fácil o deslocamento porque ainda encontramos uma dificuldade de carregamento no Brasil para os carros 100% eletrificados.”, explica o presidente.
Leia também:
- Empresa da Mercedes agora tem loja de locação de caminhões e ônibus
- Revisão do carro antes de viajar pode custar até 20% mais que locação
- Comprar ou alugar carro em 2024? Compare os custos e veja qual compensa mais
O Garagem360 continua acompanhando as principais notícias sobre o setor de locação. Por isso, fique de olho para não perder nenhum detalhe.
Confira também: Melhores empresas para alugar carros em São Paulo