Entenda o que é a sigla EAR na CNH e como ela pode te beneficiar

Dentro das habilitações para motoristas no Brasil, existem categorias distintas para cada CNH. Confira o que é a sigla EAR e para que serve.

Dentro das opções de habilitações para motoristas no Brasil, existem algumas categorias distintas para cada CNH, assim como especificações individuais. Confira o que é a sigla EAR e para que serve. 

Entenda o que é a sigla EAR na CNH e como ela pode te beneficiar
Foto: Divulgação. 

CNH ‘’EAR’’

Você já ouviu falar na sigla ‘’EAR’’ que faz parte das observações de uma CNH? Caso a resposta seja negativa, esse post é para você. 

EAR é a sigla para Exerce Atividade Remunerada e como o próprio nome define é destinado aos motoristas profissionais, ou seja, que trabalham como condutores. 

Em alta no Brasil nos últimos anos com o grande aumento da função de motoristas por aplicativo, a CNH específica para motoristas passou a ser uma temática bastante comum. 

Na Uber, principal empresa de serviço de transporte por aplicativo do país, a especificação é obrigatória segundo a empresa, assim como acontece com os taxistas, por exemplo. 

Além disso, este tipo de habilitação passou a ser visado também por quem se encontrou ou está atualmente desempregado, podendo ampliar o leque de oportunidades de serviços. 

Como fazer para tirar o EAR?

Caso sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não tenha a observação ‘’EAR’’, é necessário solicitar classificação junto ao Detran do seu respectivo estado. 

Quem ainda não possui a CNH definitiva precisa sinalizar o interesse durante o processo de habilitação para contar com a sigla em seu documento. 

Para emitir a delimitação na CNH, é preciso realizar avaliação psicológica, assim como pagar as taxas devidas do órgão de trânsito. 

Todo o processo de inclusão da sigla EAR na habilitação gira em torno de R$ 300 em média. 

Entenda o que é a sigla EAR na CNH e como ela pode te beneficiar
Foto: Freepik.

Tipos de CNH 

Não é somente a categoria B – para condução de veículos leves -, que pode contar com a sigla EAR no documento. 

A observação também poderá ser incluída em todas as demais classificações de habilitação: A, C, D e E. 

Entre as principais profissões que precisam ter a alcunha EAR na habilitação dos profissionais, estão: caminhoneiros, motoristas de ônibus ou micro-ônibus e vans, além de condutores de motos em serviço de entrega, por exemplo. 

O que diz a lei

Caso um profissional condutor de veículo cuja a finalidade seja transporte e configure atuação ao volante seja flagrado com CNH sem a observação EAR, o(a) mesmo(a) poderá ser punido com multa de R$ 293,47 (infração gravíssima). 

A punição pode ocorrer independentemente da categoria, de acordo com o disposto no Conselho Nacional de Trânsito, o Contran.

Acesse também: Até que idade pode dirigir caminhão no Brasil por lei? Veja regras para CNH C, D e E

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Gervásio Henrique
Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

ASSISTA AGORA