5 motos para senhoras idosas: leves, seguras e fáceis de dirigir
Quer uma moto para senhoras? Veja essas 5 motos para senhoras idosas: leves, seguras e fáceis de dirigir.
A liberdade e a praticidade proporcionadas por uma moto podem ser valiosas para todos, inclusive mulheres idosas. Facilitam a locomoção urbana, proporcionando uma maior independência e autonomia para as diferentes tarefas do cotidiano. Para ajudar, nós do Garagem360, preparamos este post com as 5 motos para senhoras idosas.
Como escolher moto para senhoras idosas?
Ao escolher a moto ideal para senhoras, alguns pontos devem ser considerados:
- Facilidade de pilotagem – modelos com baixa altura do assento e que facilita as manobras são essenciais para garantir segurança e conforto.
- Ergonomia e conforto – posição de pilotagem ereta, guidão e pedais em posição adequada e banco macio contribuem para uma experiência agradável na condução para as senhoras.
- Peso – não pode ser muito pesada, como as nakeds, já que muitas delas não conseguem ter uma boa experiência com modelos mais pesados.
- Segurança – freios eficientes, boa visibilidade e sistemas de segurança adicionais, como freios ABS, proporcionam maior segurança para as motociclistas.
- Armazenamento – se possível, um espaço para guardar capacete, bolsa e outros objetos vai ajudar para a praticidade no dia a dia.
- Manutenção – modelos resistentes, com baixa manutenção, peças baratas e de fácil acesso vão facilitar a vida das motociclistas.
Quais as melhores motos para senhoras?
Com base nesses critérios, selecionamos 5 modelos de motos que se destacam como opções ideais para mulheres idosas:
1. Honda Biz
Essa é a segunda moto mais vendida de 2023, atrás apenas da Honda CG 160. E não é a toa, a Biz é leve, confiável, fácil de guiar e econômica.
Uma das principais vantagens da Honda Biz para pessoas idosas é sua embreagem semiautomática, que facilita a troca de marchas.
Seu motor de 110 cc a tornam ideal para deslocamentos urbanos, com baixo consumo de combustível, assim como o baixo peso (apenas 97 kg).
2. Honda Pop 110i
A Pop é uma opção mais interessante para as jovens senhoras que têm um pouco mais de experiência, já que o modelo conta com embreagem e câmbio convencional. Não é um bicho de sete cabeças, mas exige um pouco mais de destreza nas pilotagens.
Também está na casa dos 90 quilos, o que ajuda bastante. Seu assento baixo (765 mm) vai ajudar na hora de iniciar e terminar os trajetos.
Em geral, não vai decepcionar, visto que é fácil de pilotar e manter. Além disso, tem o consumo de combustível, que supera os 40 km/L.
3. Haojue Lindy 125
Outra que talvez você não possa conhecer. A Haojue é uma marca chinesa que faz parte do grupo Suzuki, então pode confiar que terá um bom modelo em casa.
A Lindy 125 é uma motocicleta com motor de 125cc, equilibrada para uso urbano, com bom consumo de combustível.
Seu design retrô associado ao baixo assento, câmbio automático, facilidade de pilotar e o porta-objetos, a tornam ideal para a terceira idade.
4. Dafra Cruisym 150
Essa você pode não conhecer, mas é uma excelente moto. É ideal para aquelas motociclistas que precisam de um pouco mais de potência que as opções anteriores, mas sem perder o charme/ utilidade das scooters.
A Dafra Cruisym 150 é uma scooter confortável, assento largo e macio, plataforma plana para os pés, porta-objetos sob o assento, parabrisa alto para proteção contra vento.
Veja também estes outros modelos para pessoas idosas.
5. Honda PCX 160
Essa é uma opção que só rende elogios. A Honda PCX 160 é para aquelas senhoras que querem um pouquinho mais de potência, sem perder o charme e a praticidade.
O novo motor monocilíndrico com 156 cm³ gera 16 cv e para aumentar a segurança, a Honda instalou um novo controle de tração.
Pode levar para casa se você quiser uma scooter moderna e tecnológica, com assento largo e macio, freios ABS, partida sem chave e porta-objetos sob o assento.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.