Ford Comuta completa 50 anos

Micarro, que nunca chegou a ser produzido, tinha autonomia de cerca de 65 km

Quem pensa que os carros elétricos fazem parte apenas da atualidade da indústria automotiva está enganado. Há 100 anos, a Ford já trabalhava com essa tecnologia, em uma versão do Modelo T projetada por Henry Ford e Thomas Edison. Mas o veículo que acabou fazendo mais sucesso, há 50 anos, foi o conceito Comuta.

Ford Comuta - Conceito Elétrico - 1967

Comuta usava dois motores elétricos de 5 cv, e ainda contava com quatro baterias de chumbo-ácido de 12 V|Foto: Divulgação

Apresentado oficialmente no Salão de Gênova, na Itália, em 1967, o minicarro chamava a atenção pelas formas não convencionais. Ele foi desenvolvido pela Ford do Reino Unido como proposta de veículo urbano focado na eficiência.

A carroceria, produzida em fibra de vidro e metal, pesava pouco mais de 540 kg. Seu tamanho reduzido era outro destaque: dois Comutas equivaliam a um sedã Ford Cortina da época. Mesmo assim, tinha capacidade para levar dois adultos na frente e duas crianças no banco traseiro.

O conceito usava dois motores elétricos de 5 cv, alimentados por quatro baterias de chumbo-ácido de 12 V. Sua autonomia era de cerca de 65 km, quando usada a velocidade média de 40 km/h, que podia chegar a 60 km/h em ultrapassagens. O Museu da Ciência de Londres, na Inglaterra, mantém em exposição uma unidade do veículo, que não chegou a entrar em produção.

Focus Electric

Por conta da atual necessidade de redução das emissões e aumento da eficiência energética, a Ford lançará, no final do ano, o Novo Focus Electric. Entre outras novidades, ele conta com um sistema de carga rápida que repõe 80% da energia em cerca de 30 minutos – duas horas mais rápido que o modelo à venda. Até 2020, a expectativa da montadora é colocar no mercado outros 12 veículos elétricos. Para isso, ela investiu US$ 4,5 bilhões (aproximadamente R$ 18 bilhões).

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Talita Morais
Escrito por

Talita Morais

ASSISTA AGORA