OnStar registra primeiros casos de recuperação veicular e notificação de acidente

Exclusiva da marca Chevrolet, tecnologia foi implantada no País em outubro nos modelos Cruze e Cobalt

Em janeiro foram notificados os primeiros episódios de roubo e acidente envolvendo veículos com a tecnologia OnStar, da Chevrolet. Nos dois casos, segundo a montadora, o sistema, que oferece ao motorista serviços como os de emergência e segurança, foi eficaz.

O roubo aconteceu em Osasco, na Grande São Paulo. Após ter seu Chevrolet Cruze Sedã levado por bandidos, o proprietário comunicou o fato à Polícia e ao Centro de Atendimento do OnStar. Este, imediatamente passou a monitorar o deslocamento do automóvel por GPS. Em um momento oportuno, enviou o comando remoto para o bloqueio da aceleração do motor.

O veículo foi então abandonado e recuperado pelas autoridades (como exige a legislação nacional) e devolvido para o dono menos de três horas após o ocorrido. Já a primeira notificação automática de acidente deu-se com um Cobalt, em Teresina, no Piauí. O carro se envolveu em um acidente com deflagração do airbag, sem feridos. Por contar com um sistema próprio de telecomunicação, o OnStar enviou um sinal de alerta para o Centro de Atendimento.

Assim que recebeu o aviso, um atendente contatou a motorista a fim de saber se ela estava bem e se precisava de ajuda. A cliente solicitou que o sistema auxiliasse no contato com a seguradora, com o guincho e com a autoridade de trânsito, já que seu smartphone estava sem bateria.

Para Carlos Meinert, diretor de customer experience da General Motors América do Sul, esses casos são exemplos de como a tecnologia está proporcionando mais comodidade e segurança aos usuários. “E caso o veículo se envolva em uma colisão mais grave, mesmo que nenhum ocupante consiga responder ao contato da atendente, o OnStar é capaz de enviar uma equipe de resgate apropriada. Isto porque sensores no veículo informam à Central de Atendimento dados da ocorrência, como localização, velocidade e dinâmica do impacto”, explica o executivo.

Serviços do OnStar

Para o Brasil, foram desenvolvidos alguns serviços customizados para atender as demandas do mercado local. Entre eles está a possibilita do motorista fazer consultas na internet por meio do concierge, além de receber alertas para a circulação em área de rodízio na cidade de São Paulo.

A Chevrolet oferece o OnStar por 12 meses. O processo de habilitação pode ser iniciado na concessionária. Na sequência, o cliente recebe um e-mail para finalizar seu cadastro e dar seu aval para a ativação.

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Talita Morais
Escrito por

Talita Morais

ASSISTA AGORA