Afinal, posso pagar o Uber na próxima corrida? Veja o que diz a empresa
Posso pagar o Uber na próxima corrida? Veja se a possibilidade é permitida pelas plataformas e como usar.
Posso pagar o Uber na próxima corrida? A opção foi desenvolvida em 2019 com objetivo de ajudar os motoristas que por ventura não têm troco naquele momento. Mas será que funciona? O motorista ganha ou perde com essa possibilidade?
Posso pagar o Uber na próxima corrida?
Sim e não. Você pode até ver alguns tutoriais na internet que ensinam como “pagar na próxima corrida”, mas nem todos os passageiros são “elegíveis” para utilizar o recurso.
Primeiro, trata-se de uma função que deve ser acionada pelo motorista e não pelo passageiro quando ocorre problemas como falta de troco ou o cartão não aprova a corrida.
É importante ressaltar que a opção é limitada, ou seja, você não pode fazer isso sucessivas vezes.
Além disso, os motoristas podem escolher se aceitam a corrida nessa alternativa e o Uber pode desabilitar essa opção para determinados motoristas ou em determinadas situações.
Por ser um assunto polêmico e que rende diversas reclamações tanto dos passageiros, quanto dos motoristas, o Garagem360 entrou em contato com a empresa para esclarecer o assunto. Em nota a Uber revela que:
“A Uber esclarece que não existe função de “pagar na próxima”. O app apenas permite que o motorista informe situações em que o usuário não honrou o pagamento da viagem, o que vai gerar um débito na conta do usuário, ou quando o parceiro não possui troco disponível.
Deste modo, o recurso foi criado para ajudar os motoristas parceiros e não incentivar que usuários deixem de pagar viagens. Como em qualquer outro serviço, a responsabilidade pelo pagamento é do tomador do serviço. Solicitar viagens sem fazer o pagamento pode levar ao bloqueio da conta do usuário.
A Uber não recomenda que motoristas utilizem essa opção com frequência e sem real necessidade. Tanto o parceiro quanto o usuário podem cancelar uma viagem e reportar ao suporte caso não se sintam confortáveis com alguma situação.” Finaliza a empresa.
A polêmica do pagamento na próxima corrida
Ocorre que, de acordo com o contrato de prestação de serviços, firmado entre a plataforma e o motorista, o motorista é o único responsável pelo recebimento dos valores pagos pela corrida.
Quando a plataforma habilita a opção de “Pagar na Próxima Viagem” essa obrigatoriedade passa a ser dela e não do motorista.
Ainda assim, há motoristas que não aceitam a alternativa e perguntam antes do passageiro embarcar se ele vai pagar na hora. Se houver negativa, cancelam a corrida sem nem chegar ao ponto de embarque.
Para evitar quaisquer problemas, o ideal é agir com honestidade e solicitar o serviço apenas quando houver meios de pagamento. Caso o mesmo seja feito em dinheiro, a dica é perguntar ao motorista antes da viagem inciar se ele tem troco para o valor em questão.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.