7 carros que devemos dar adeus ainda em 2024
2024 começou e algumas mudanças já são esperadas para até o fim do ano a começar por carros que devem sair de linha no país. Veja 7 modelos.
2024 começou e algumas mudanças já são esperadas para até o fim do ano a começar por carros que devem sair de linha no país. Veja 7 modelos.
Fim da linha para esses carros em 2024
O processo de descontinuação de um veículo leva em conta alguns fatores como demanda e custos de produção. Assim, alguns carros terão em 2024 seu ano de despedida.
A mudança no portfólio das marcas começa por grandes montadoras como Chevrolet, Renault e Toyota.
Norte-americanos, franceses e japoneses devem retirar de produção modelos bem conhecidos do público brasileiro.
A seguir, veja 7 carros que terão produção encerrada em 2024.
Chevrolet Cruze
A marca que mais terá modelos descontinuados em 2024 será a Chevrolet, que será citada três vezes nessa lista.
O primeiro veículo com fim da linha próximo é o Cruze, que já deu adeus a produção na Argentina, um dos únicos países remanescentes na produção do sedan.
Dessa forma, espera-se que até o fim do ano, não exista mais um modelo nas concessionárias para contar a história.
Renault Logan
Após o anúncio do fim da produção do Sandero, a Renault avançará na atualização de seu portfólio com o encerramento de Logan.
Tradicionais no mercado nacional, os modelos possuem bastante semelhanças, além de compartilharem muitas peças. O mesmo ocorrerá com o Stepway.
A saída de cena de Logan e Stepway deve ocorrer ainda no primeiro semestre do ano.
Toyota Yaris
Um carro da Toyota que não vingou como a montadora gostaria no Brasil certamente foi o Yaris.
Portanto, nada mais natural do que mudar a estratégia atualizando o catálogo, do qual o hatch não fará mais parte.
Além do hatchback, a versão sedan também será encerrada até o fim do ano para abrir espaço para modelos como o SUV Yaris Cross.
Citroën C4 Cactus
Chegada de uns, saída de outros. É o que ocorre com a Citroën que teve bastante destaque com o lançamento do C3 Aircross em 2023, mas perderá o C4 Cactus no ano seguinte.
Dessa forma, a fábrica da marca em Porto Real, no Rio de Janeiro, não terá mais trabalhos em prol dessa linha, focando nos novos rumos da montadora francesa.
Nissan Leaf
Um dos primeiros veículos elétricos do Brasil, o Nissan Leaf dará adeus em breve.
Sedan que surgiu sob uma perspectiva inovadora e cercado de expectativa, o Leaf perdeu espaço para outras levas de modelos eletrificados que fazem sucesso bem maior atualmente sob preços inclusive mais acessíveis.
Dessa forma, os japoneses não mais produzirão o veículo para abrir espaço para focar em novas apostas como o Ariya.
Chevrolet Bolt
O segundo modelo da Chevrolet nessa lista é um elétrico, o Bolt.
Outro veículo elétrico que não teve o resultado esperado, o Bolt já teve encerramento anunciado, que culminou inclusive na dispensa de funcionários em fábricas nos Estados Unidos.
A ideia da GM é focar em breve nas picapes elétricas a partir de 2025 para uma maior estabilidade.
Chevrolet Equinox
Por fim, a Chevrolet também mudará o rumo do SUV Equinox, embora não seja um encerramento da linha, mas sim, uma mudança abrupta.
O modelo deixará de ser a combustão e passará a ser um veículo elétrico, com proposta extremamente distinta a partir deste ano.
Todas as novidades do setor automotivo no Brasil e no mundo em 2024, você acompanha no Garagem360!
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.