Atenção motoristas de CNH C, D e E, esse é o prazo final para a realização do exame toxicológico
Os condutores das categorias C, D e E devem, indispensavelmente, apresentar o exame negativo para continuar circulando em conformidade com as leis locais. Veja os detalhes!
O fim do ano de 2023 está cada vez mais próximo, e com isso, tem-se um lembrete aos motoristas: a necessidade da realização do exame toxicológico obrigatório para evitar problemas no trânsito, como por exemplo, risco de suspensão da habilitação.
De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o prazo se encerra em dezembro, e o condutor que não realizá-lo e/ou apresentar o resultado positivo estará destinado às penalidades propostas pelas leis locais. Entenda melhor!
Prazo para realização do exame toxicológico está chegando ao fim
Todos os motoristas que possuem uma carteira de habilitação nas categorias C, D e E precisam, obrigatoriamente, realizar o exame toxicológico para garantir que não há qualquer irregularidade na forma de condução do indivíduo.
De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito, neste ano de 2023, o prazo máximo vai até o dia 28 de dezembro. Caso o exame não seja realizado até a data pontuada, o condutor estará sujeito à aplicação das devidas penalidades, que, aliás, incluem:
- 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação;
- multa no valor de R$ 1.467,35;
- abertura de processo administrativo para a possibilidade de suspender a CNH do motorista.
É preciso pontuar que somente realizar o exame não adianta. Isto é, é preciso apresentar o resultado negativo para garantir que não há qualquer substância indevida presente no organismo.
Para que serve esse exame?
Antes de tirar a tão sonhada CNH, todo cidadão precisa estar ciente das leis e normas de trânsito. É por isso que tem-se a necessidade de passar pelas aulas teóricas das autoescolas, afinal, trata-se de uma etapa essencial.
Neste sentido, durante o processo para tirar a habilitação, o condutor é informado sobre as regularidades e irregularidades no trânsito, cujo objetivo é garantir segurança e evitar maiores problemas tanto para os motoristas quanto para os passageiros e pedestres.
Dessa forma, o exame serve justamente para assegurar que o condutor não está ingerindo nenhuma substância psicoativa, o que pode comprometer os sentidos, e, consequentemente, resultar em acidentes e situações similares.
Saiba como ele é realizado
Parte dos condutores têm receio em relação à realização do exame justamente pela incerteza de como ele é feito. Para tranquilizar muita gente, vale dizer que o processo é extremamente simples, rápido e indolor, ou seja, não há qualquer risco ao condutor.
Basicamente, o exame é realizado a partir da amostra de fios de cabelo, pelos ou até mesmo unhas, o que possibilita a verificação se há ou não a presença de qualquer substância psicoativa. Caso o resultado seja negativo, o condutor poderá seguir normalmente atuando como motorista das respectivas categorias.
Ademais, o resultado também é um tanto quanto rápido e preciso. De modo geral, ele costuma sair em, no máximo, 72 horas após a coleta do material. Por fim, a CNH só pode ser renovada após a apresentação do exame negativo.
Aproveite e confira também: Transporte escolar e táxis terão novas regras para vistorias a partir de janeiro