8 dicas para não cair em golpes na hora de comprar moto usada
Confira aqui dicas preciosas para comprar uma moto usada sem complicação e sem cair em golpes!
Nunca é demais ter boas dicas para comprar uma moto usada. Afinal, nesta hora estamos ansiosos pela compra e, muitas vezes, podemos deixar a guarda baixa e cair em furadas. Assim, vamos conversar sobre isso e te ajudar a fazer a melhor compra possível!
8 dicas para comprar moto usada e não sofrer golpes
Comprar um veículo usado nunca é fácil. Por mais que a economia seja grande, ainda é preciso uma série de cuidados e passos para fazer a melhor escolha. Hoje quem nos ajuda a comprar uma moto é a Olho no Carro, maior plataforma de consulta veicular para pessoas físicas do país.
1 – Evite preços muito baixos
- Se um anúncio parece bom demais para ser verdade, provavelmente tem algo errado. Portanto, antes de realizar qualquer compra, faça uma pesquisa aprofundada sobre o modelo da moto desejada.
- Olhe vários anúncios e calcule um valor médio com base nas ofertas. Assim, já fica ligado que preços muito abaixo dele são um alerta vermelho.
2 – Se possível, avalie a moto presencialmente
- Não compre uma moto usada sem vê-la pessoalmente. Portanto, quando encontrar um anúncio que lhe interesse, agende uma visita para inspecionar o veículo.
- Durante ela, avalie a condição da moto, busque por arranhões, amassados, desgastes e sinais de reparos grandes. Uma inspeção minuciosa ajudará a identificar problemas ocultos, como acidentes não relatados e modificações.
- Considere também chamar um mecânico de confiança para realizar uma avaliação mais detalhada do veículo.
3 – Faça um test drive
- Peça ao vendedor para que deixe você fazer um test drive. Não tem como, pilotar a moto permite que você sinta como ela se comporta e ajuda a identificar eventuais problemas mecânicos.
4 – Consulte a placa da moto
-
Antes de fechar o negócio, verifique a documentação e histórico da moto. Isto pode ser feito através do Detran, ou com serviços como da Olho no Carro, onde é possível obter informações adicionais sobre o veículo, como multas ou pendências.
5 – Pesquise sobre o vendedor
- Sempre investigue a reputação do vendedor antes de fechar compra. Para isso, procure por comentários ou avaliações de outros compradores que tenham negociado com a mesma pessoa.
- Além disso, desconfie de vendedores que se mostram relutantes em fornecer informações sobre si mesmos ou que insistem em concluir a venda às pressas.
6 – Não pague adiantado
- Evite fazer qualquer pagamento antes de ter certeza de que a compra é legítima. Isto porque golpistas frequentemente solicitam depósitos adiantados para “reservar” a moto, mas depois desaparecem com o dinheiro.
- Ou seja, realize o pagamento apenas quando estiver pronto para concluir a transação e com todos os passos de segurança efetuados.
7 – Mantenha a comunicação ativa
- Tenha uma comunicação transparente com todas as partes envolvidas na negociação. Para isso, as informações relevantes devem ser passadas com clareza e honestidade. Se o vendedor relutar em fornecer informações ou se tornar evasivo, pense duas vezes antes de seguir em frente.
- Para sua segurança, mantenha registros de todas as conversas, e-mails e mensagens, pois isso pode ser útil em caso de problemas futuros.
8 – Conheça os golpes aplicados na praça
- Existem alguns golpes comuns que acabam ficando manjados, como sites falsos ou anúncios muito baratos. No entanto, alguns outros não dão tão na cara.
- Existem golpes que usam de chantagem emocional para te mobilizar a fazer a compra e justificar o preço mais baixo. No golpe do drama familiar, por exemplo, o motivo da venda é algum problema na família que força a colocar o preço lá embaixo e a pressa em fechar a venda.
Esperamos que as dicas para comprar uma moto usada te ajudem neste processo. Seja para trabalho ou passeio, ou até mesmo um carro, basta ficar atento e ter paciência que com certeza fará o melhor negócio.
Olá, sou Adson Leonardo, graduando em Letras - PT pela UNIMONTES, escritor, poeta, e trabalho com redação para WEB desde 2018. Nestes anos já escrevi sobre os mais diversos temas, com um carinho especial no campo das ciências, escrita criativa e jogos. No mundo dos carros e automobilismo me interesso especialmente pelas inovações e tecnologias que permeiam este setor sempre em movimento.