Ford apresenta Mustang GTD com mais de 800 cv
No Salão de Detroit, que se encerrou no último final de semana, a Ford apresentou pela primeira vez o Mustang GTD, com mais de 800 cv.
No Salão de Detroit, que se encerrou no último final de semana, a Ford reuniu pela primeira vez todas as versões da nova geração do Mustang, incluindo o Ford Mustang GTD, modelo de rua mais rápido já produzido nessa linha, com motor de mais de 800 cv e um inédito sistema de redução de arrasto (DRS).
Conheça os diferenciais do Ford Mustang GTD
O DRS é um sistema de aerodinâmica ativa que até agora nunca havia sido usado pela Ford em um carro de rua.
Além disso, o sistema é ilegal nos modelos da categoria GT3, na qual o Mustang GTD se baseia. Ou seja, ele tem recursos mais avançados que o irmão Mustang GT3 feito para as pistas.
O sistema de redução de arrasto conta com atuadores hidráulicos que variam o ângulo da asa traseira e ativam os flaps dianteiros para encontrar o equilíbrio ideal do fluxo de ar, seja para privilegiar a velocidade nas retas ou para aumentar a “downforce” nas curvas.
Cada superfície e abertura da carroceria são funcionais. Parte do ar é direcionada para resfriamento, outra para a aerodinâmica e aderência. Nas ruas, a carroceria oferece boa distância livre do solo para encarar lombadas.
Quando é necessário o máximo desempenho na pista, a suspensão do Mustang GTD pode abaixar a carroceria em 40 mm, ajudando a melhorar ainda mais o fluxo de ar sobre e ao redor da carroceria.
“Gerenciamos ativamente onde está o centro de pressão do ar no veículo, para que a frente e a traseira possam permanecer equilibradas”, afirma Greg Goodall, chefe da equipe de engenharia da Ford que desenvolve o Mustang GTD. “A capacidade de fazer isso não é permitida em corridas, pois as regras não permitem o gerenciamento ativo do fluxo de ar.”
A equipe do Mustang GTD continua a refinar a aerodinâmica do supercarro com milhares de horas de simulação virtual de fluxo de ar em computadores poderosos e com testes para tomada de tempo em pistas exigentes – como Road Atlanta, nos EUA, e Spa Francorchamps, na Bélgica.
“Nossos pilotos de Le Mans adorariam ter a tecnologia que o Ford Mustang GTD tem para pista e rua”, sugere Goodall.
Veja também: Ford apresenta nova versão esportiva para o Mustang.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.