Dicas para comprar carro de luxo usado sem passar perrengue depois

Se o modelo que você tem em mente é um carro de luxo usado, tenha em mente algumas dicas para não passar perrengue depois.

O carro usado está em alta no mercado nacional. Segundo a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), nos oito primeiros meses do ano, foram vendidos mais de 5,9 milhões desses veículos.

Trata-se de um aumento de 5,64% em relação ao mesmo período de 2022. Se o modelo que você tem em mente é um carro de luxo, tenha em mente algumas dicas para não passar perrengue depois.

5 dicas para não cair numa roubada ao comprar carro de luxo usado

Dicas para comprar carro de luxo usado sem passar perrengue depois

Comprar “restos de rico”, como o Porsche Panamera 2015, pode ser uma grande roubada (Foto: Divulgação/Porsche)

Estamos falando daquilo que o mercado convencionou chamar de “restos de rico”. Isto é, carros de luxo que, após alguns anos de uso, voltam para o mercado com preços atrativos.

Hoje em dia, vivemos a febre dos SUVs que, em suas versões de entrada, tendem a custar mais de R$ 100 mil por um nível básico de equipamentos. Quem é que não gostaria de gastar esse mesmo valor por um carro de luxo, que entrega mais conforto, tecnologia e potência?

Mas, muitos consumidores esquecem de alguns fatores importantes na hora de escolher um veículo, como, por exemplo, o custo para mantê-lo“, alerta Yago Almeida, sócio-fundador da Olho no Carro.

Ao cogitar a compra de um carro de luxo usado, é necessário ter em mente o que isso representa financeiramente no curto, médio e longo prazos.

O comprador deve se preparar, não apenas analisando o histórico do veículo e o valor pelo qual o mesmo está sendo ofertado, mas entendendo também os custos de seguro e manutenção, que tendem a ser elevados se comparado a veículos mais básicos.

Plataformas de consulta veicular como a Olho no Carro podem ajudar com isso.

Apenas com a placa ou o número do chassi, o site consegue analisar aproximadamente 30 itens sobre o veículo.

Em poucos minutos, é possível saber informações como os preços de peças, as principais falhas que o modelo apresenta e avaliações de donos de veículos iguais.

Com relação ao histórico, a plataforma também oferece comparativos, quilometragem e informações sobre se o veículo já foi roubado, teve passagem por leilão ou possui alguma pendência legal.

Alguns desses serviços são oferecidos de forma gratuita, outros são pagos – o pacote completo de informações sai por R$ 64,90.

Especialistas da empresa elaboraram uma lista com cinco itens que devem ser  evitados por aqueles que não querem passar perrengue com os “restos de rico”:

1- Suspensão de ar da Land Rover

Dicas para comprar carro de luxo usado sem passar perrengue depois

Modelos da marca com suspensão pneumática, como o Land Rover Discovery 3, devem ser evitados (Foto: Divulgação/Land Rover)

Que a marca Land Rover é conhecida por ter carros de alto custo de manutenção, isso é fato.

No entanto, com um design único, os modelos da montadora inglesa caíram no gosto dos brasileiros. 

Os problemas que o dono de um Land Rover usado pode enfrentar são diversos, como a troca da correia dentada dos modelos Discovery 3 e 4.

Porém, o maior abalo financeiro acontece quando é preciso trocar as bolsas de ar dos modelos equipados com suspensão pneumática.

2- Transmissão de dupla embreagem da Volvo

Dicas para comprar carro de luxo usado sem passar perrengue depois

Volvo XC60 pode causar dor de cabeça por conta da dupla embreagem (Foto: Divulgação/Volvo)

O modelo Volvo XC60, que hoje tem versões eletrificadas, fez muito sucesso e ajudou a consolidar a marca sueca de luxo como uma das mais desejadas no Brasil.

Porém, os exemplares vendidos até 2014 na versão 2.0 de quatro cilindros são equipados com a transmissão automatizada de dupla embreagem conhecida como Powershift. 

Esse equipamento já causou, e ainda pode causar, muitas dores de cabeça para proprietários do modelo, pela alta probabilidade de apresentar problema e pelo seu alto custo de substituição.

3- Motor N46 da BMW

Dicas para comprar carro de luxo usado sem passar perrengue depois

BMW 320i 2012 é um dos modelos equipados com o problemático motor N46 (Foto: Divulgação/BMW)

Com um visual mais agressivo, a BMW chama a atenção de muitos entusiastas por carros. Ainda assim, é preciso tomar alguns cuidados na hora de comprar um veículo usado da marca. 

Entre os anos de 2010 e 2012, os modelos 320i, 120i e X1 tinham a opção do motor 2.0 aspirado conhecido como N46.

Acontece que esse motor apresenta um defeito na vedação da tampa e dos retentores de válvulas, que pode desencadear um vazamento de óleo e, em consequência, diversos outros problemas que certamente causarão dor de cabeça para o dono desse carro de luxo usado.

4- Motor M271 da Mercedes-Benz

Dicas para comprar carro de luxo usado sem passar perrengue depois

Mercedes-Benz C-250, com o motor M271, pode causar dores de cabeça (Foto: Divulgação/Mercedes-Benz)

A Mercedes-Benz está no topo da lista dos sonhos de muitos motoristas, principalmente por causa do seu visual mais clássico.

No entanto, é aconselhável prestar uma atenção especial quando o assunto é o motor M271, que equipou diversos modelos entre os anos de 2008 e 2013 – como no caso do C180, do C200 e do C250. 

O motor em questão pode apresentar um desgaste prematuro nas engrenagens do comando de válvulas e gerando um prejuízo de grande monta para seus donos.

5- Qualquer carro de luxo usado da Porsche

Dicas para comprar carro de luxo usado sem passar perrengue depois

Modelos da Porsche, como o SUV Cayenne, têm custo de manutenção altíssimo (Foto: Divulgação/Porsche)

O apelo esportivo dos modelos da Porsche é um grande atrativo para muitos compradores. No entanto, não é apenas o design que vai para um lado mais esportivo, as peças também têm a mesma pegada. 

Desenvolvidas com materiais nobres e muita tecnologia, as peças que equipam os modelos da Porsche têm um valor absurdamente mais alto em relação a todas as outras marcas citadas nesta relação.

Caso haja necessidade de substituí-las, um rombo no orçamento será inevitável. 

Aproveite e confira: Quanto custa alugar um carro de luxo? Preço de 5 sonhos de consumo

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA