Tecnologia da Toyota usada no Brasil vira referência ao redor do mundo
A Toyota apresentou, na Indonésia, um Corolla Cross HEV FFV produzido no Brasil, com tecnologia que se torna uma referência mundial.
A Toyota apresentou, durante o badalado Gaikindo Indonesia International Auto Show (GIIAS) 2023, na Indonésia, um Corolla Cross HEV FFV brasileiro, produzido em Sorocaba-SP. O carro é símbolo do pioneirismo da Toyota na fabricação de veículos híbridos flex no Brasil, e que já se torna referência para o mundo.
Saiba como funciona a tecnologia desenvolvida pela Toyota do Brasil
O HEV FFV – sigla para veículos híbridos flex – combina um sistema híbrido com um motor a combustão flex que trabalha em sinergia com duas unidades elétricas.
Alimentando os motores elétricos há uma bateria híbrida de níquel-hidreto metálico localizada embaixo do banco traseiro.
O veículo conta ainda com um sistema de freios regenerativos, convertendo energia cinética em elétrica durante frenagens e desacelerações, recarregando assim as baterias.
Adicionalmente, o motor a combustão flex também pode funcionar como gerador para recarregar as baterias.
Sua base é um sistema “híbrido full”, similar ao utilizado no Toyota Corolla sedã e no SUV Toyota Corolla Cross, que têm bateria de alta capacidade e um motor elétrico de maior potência, gerando uma eficiência energética em torno de 70% maior quando comparado com modelos movidos somente a combustão.
Isso porque é produzida energia suficiente para mover o carro exclusivamente no modo elétrico por longas distâncias.
Outro destaque da apresentação foi o Toyota Fortuner, um veículo já produzido na Indonésia, adaptado para funcionamento com bioetanol E100.
Caminhos múltiplos
A apresentação do Corolla Cross HEV FFV brasileiro é parte da estratégia multi-pathway (caminhos múltiplos) da Toyota do Brasil, que reconhece a importância de explorar múltiplas ‘rotas tecnológicas’ para atingir a neutralidade de carbono.
Essas rotas, adaptadas ao contexto de cada país, vão desde híbridos flex, que integram a eficiência elétrica com a vantagem do etanol brasileiro, a veículos de célula de combustível (FCEVs) que utilizam hidrogênio para gerar eletricidade.
Também estão incluídos os veículos elétricos a bateria (BEV), que dependem exclusivamente de energia armazenada em baterias recarregáveis, e os automóveis híbridos plug-in (PHEVs), que combinam características dos elétricos e híbridos convencionais.
Essa abordagem diversificada “reflete a visão da Toyota de que não há uma solução única para todos os desafios da descarbonização, mas uma série de soluções que devem ser alinhadas às realidades e infraestruturas específicas de cada região”, segundo afirma a montadora japonesa.
Tecnologia híbrida flex é sucesso no Brasil
Durante o GIIAS 2023, a Toyota demonstrou o seu apoio ao governo da Indonésia na busca por energias alternativas com a apresentação de veículos movidos a etanol.
No Brasil, esses veículos não são novidade, já são 20 anos de experiência com a tecnologia flex e 4 anos com a tecnologia hibrida flex, das quais mais de 60 mil unidades já foram produzidas e vendidas.
O País tem ampla produção de etanol, um biocombustível que comprova sua eficácia na redução de CO2, e que está disponível em mais de 42 mil postos de combustível em todo o território nacional.
Essa alternativa começa a animar outros fabricantes. Recentemente, a Stellantis anunciou que irá lançar no Brasil um modelo híbrido flex em 2024, o que consolida essa tecnologia como referência para as próximas gerações de veículos no País e no mundo.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.