SPTrans homologa ônibus elétrico para rodar em São Paulo; veja itens de conforto e autonomia

A São Paulo Transportes (SPTrans) iniciou a fase final do processo de homologação do ônibus elétrico Marcopolo Attivi Integral.

A São Paulo Transportes  (SPTrans), que gerencia o sistema de ônibus da capital paulista, iniciou nesta segunda-feira (28) a fase final do processo de homologação do ônibus elétrico Marcopolo Attivi Integral. Serão duas versões a operar na cidade: eBásico e ePadron.

Saiba mais sobre o ônibus elétrico da Marcopolo que irá circular em São Paulo

SPTrans homologa ônibus elétrico para rodar em São Paulo

O ônibus elétrico Marcopolo Attivi Integral (Foto: Divulgação/Marcopolo)

A homologação está prevista para ser realizada entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro, para a versão eBásico, e entre os dias 25 e 29 de setembro para a versão ePadron. 

Serão quatro testes que envolvem o desempenho operacional, o desempenho energético, a segurança de frenagem e direção e o consumo e regeneração da bateria. 

“É muito importante a homologação pela SPTrans, pois ela é uma referência nacional para diversas outras cidades.

O modelo havia sido homologado em âmbito nacional, mas cada município tem uma legislação diferente, o que exige a adequação à norma de cada cidade”, explica Luciano Resner, diretor de Operações Industriais e Engenharia da Marcopolo.

O ônibus Marcopolo será testado em regiões da Zona Leste de São Paulo e na linha 6030-10 (Unisa – Campus 1/Terminal Santo Amaro), que tem cerca de 30 quilômetros de extensão.

“Nossa expectativa é de que os operadores possam adquirir e colocar em operação o Attivi Integral ainda no último trimestre do ano”, afirma Resner.

O modelo Attivi Integral, que pode ter até 13 mil mm de comprimento total, possui chassi Low Entry, é equipado com motor elétrico de potência máxima de 350 kW e torque de 3.300 Nm. 

Possui eixos dianteiro e traseiro ZF, suspensão a ar, sistema de freios Knorr e baterias CATL com capacidade de 396 kWh e autonomia entre 250 e 280 km (dependendo das condições de utilização).

Para maior conforto e segurança dos passageiros, conta ainda com:

  • Carregadores USB; 
  • Sistemas de ar-condicionado incorporado ao sistema de refrigeração das baterias;
  • Sistema de áudio interno, com preparação para a instalação de microfone; 
  • Sistema de câmera de ré com sirene e monitor no painel do motorista; 
  • Câmera interna de segurança com gravação. 
SPTrans homologa ônibus elétrico para rodar em São Paulo

Ônibus elétrico tem área reservada e assentos especiais para PcDs (Foto: Divulgação/Marcopolo)

Outros destaques do ônibus elétrico da Marcopolo são o espaço reservado para Pessoas com Deficiência (PcDs) e assentos preferenciais, iluminação interna toda em LED, faróis e sinaleiras traseiras em LED e cabine de separação para o motorista.

Aproveite e confira: Com novos ônibus elétricos, BYD leva transporte público a novo patamar

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA