VW Saveiro 2024 passa por importantes mudanças e pode ser ameaça mais forte para Strada
Em mais um ano a Strada é o carro mais vendido entre todos os segmentos. Porém, a nova Saveiro espera incomodar sua concorrente agora.
Em mais um ano a Fiat Strada é não só a principal picape urbana do mercado nacional como também o carro mais vendido entre todos os segmentos. Porém, se depender da Volkswagen, isso pode começar a mudar agora com a nova Saveiro.
VW Saveiro 2024
A Volkswagen passa a promover a partir desta segunda-feira (28), a chegada da nova Saveiro às redes de concessionárias da marca em todo país.
Trata-se de uma versão reestilizada da principal picape da montadora alemã para o mercado brasileiro, agora sob a linha 2024 do modelo.
Em sua nova aparência, a VW Saveiro conta com design mais robusto e imponente, além de uma nova versão para a linha, a Extreme, herdada da sua irmã maior, a Amarok.
Além da nova configuração, a Saveiro 2024 passa a ter mais duas cores em seu portfólio, Cinza Oliver e Cinza Moonstone, assim como itens de série exclusivos no segmento.
Neste ano, a Saveiro completa 41 anos de produção no Brasil, sendo a picape com maior tempo no mercado nacional com mais de 1,6 milhão de unidades vendidas neste período.
Em mais de quatro décadas, a Saveiro se tornou uma grande opção para os brasileiros, seja para utilizá-la como ferramenta de trabalho ou explorar uma aventura nos fins de semana.
Detalhes da VW Saveiro 2024
Para 2024, a Saveiro ganha novidades importantes. O design, acompanhando a nova linha de desenho da marca, ganha mais imponência, com linhas marcantes e modernas, sem perder a essência já conhecida do modelo.
A nova versão Extreme traz itens exclusivos de série no segmento para completar a atualização da linha.
Toda a carroceria da Saveiro ganhou novas proporções.
Na dianteira, o capô mais alto e com linhas marcadas conectam com o para-choque, que agora recebe nova grade com friso cromado entre os faróis, estes que também recebem detalhe cromado na assinatura.
Nas laterais, os para-lamas contam com detalhes em relevo no arco de roda, alargando a visão frontal do carro, além de proteger a lataria e rodas em condições off-road.
As versões de entrada recebem novas rodas de aço de 15 polegadas com calotas escurecidas.
Na traseira, a tampa da caçamba conecta as novas lanternas com design escurecido, além da faixa em preto fosco horizontal que recorta a traseira e o escrito Saveiro (exclusivo para as versões Trendline e Extreme).
São cinco cores disponíveis para a VW Saveiro 2024:
- Cinza Oliver (exclusiva para Trendline e Extreme)
- Cinza Moonstone (exclusiva para Extreme)
- Preto Ninja
- Prata Sirius
- Branco Cristal
Linha Saveiro
A gama da Saveiro passa a contar a partir de agora com quatro versões: a de entrada, Robust Cabine Simples e Robust Cabine Dupla, a intermediária Trendline Cabine Simples, e completando a família, a Extreme Cabine Dupla.
Para 2024, todas as versões passam a contar, de série, com itens como: sensor de estacionamento traseiro, ESC (controle eletrônico de estabilidade), Hill Hold Control (assistente de partida em rampa) e freio a disco nas quatro rodas.
Motorização
De baixo do capô, toda a linha possui motor EA211, 1.6l de 116 cv e 16,1 kgfm de torque, atrelados ao câmbio manual de cinco marchas.
A suspensão dianteira recebeu 10 mm de altura livre do solo, permitindo uma resposta mais confortável das imperfeições do solo e um melhor ângulo de ataque em valetas ou em situações off-road.
Versão Extreme
No topo da gama, a Saveiro recebe a versão Extreme, herdada da sua irmã maior, a Amarok.
O exterior do modelo conta com s novas cores de acabamento, emblema em preto piano na coluna B alusivo a versão, adesivos no capô e laterais, e faixa em preto fosco que conecta as lanternas na tampa traseira.
No interior, os bancos são revestidos em couro com detalhes em Cinza Oliver, assim como os painéis e apoio de braço nas portas.
No encosto, o escrito Extreme reforça o nome da versão.
O painel recebe friso com acabamento em aço escovado e novo grafismo no painel de instrumentos.
De série, a versão possui multimídia Composition Touch com conexão Apple Carplay e Android Auto, quatro alto falantes, câmera de ré, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, faróis de neblina, indicador de controle da pressão dos pneus e volante multifuncional em couro.
No pacote opcional Tech, o motorista encontra o botão off-road na parte superior do painel, ativando as funções fora de estrada da Saveiro como o HDC (Hill Descent Control), que utiliza o sistema de ABS para controle em rampa na terra.
O pacote ainda traz retrovisor fotocrômico, piloto automático, sensores de chuva e crepuscular.
História da Saveiro no BR
A picape de entrada da VW ficou marcada por suas versões especiais. A estreante foi a Sunset, lançada em junho de 1993 equipada com motor 1.8l, pioneiro na tendência crescente pelo uso de picapes no Brasil.
Entre 1993 e 2007, outras seis edições especiais da Saveiro foram lançadas: Summer (1995), Fun (2001), SuperSurf (2002), City (2003) e a reedição da SuperSurf (2006).
Todas as versões carregavam uma lista de equipamentos extensa e uma proposta mais aventureira e moderna para o modelo, marcando gerações até os dias atuais.
A oitava edição da VW Saveiro surgiu em parceria com o Rock in Rio em 2011, como forma de comemorar os 30 anos do festival de 2015.
Baseado na versão Highline Cabine Dupla, a edição trouxe ar-condicionado, conjunto elétrico, capota marítima e rack de teto e sensores de estacionamento traseiros. A Saveiro Rock in Rio trouxe ainda rodas de liga leve de 15 polegadas com desenho Gobi.
Confira também: Essa é a melhor picape na opinião de engenheiros especialistas na área; confira motivos
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.