Hatch queridinho do brasileiro alcança 3 estrelas em testes de segurança

O Latin NCap divulgou os resultados dos testes de segurança com o hatch mais vendido no mercado automotivo brasileiro.

O Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCap) divulgou os resultados dos testes de auditoria com o VW Polo Track.

A instituição já havia avaliado a segurança do VW Polo no final do ano passado, concedendo 3 estrelas, e os testes recentes foram feitos para confirmar se a versão de entrada do hatch teria o mesmo desempenho

Saiba por que o hatch da VW obteve 3 estrelas nos testes de segurança

No Brasil, o VW Polo Track é produzido em uma fábrica diferente da do VW Polo e, por isso, o Latin NCap considerou necessária a auditoria. O hatch foi testado em impacto frontal, impacto lateral de poste, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), teste do alce (moose test) e proteção de pedestres. 

Os resultados foram compatíveis com os do VW Polo, testado em dezembro de 2022, considerando as tolerâncias permitidas. A única diferença encontrada foi uma atualização na cor do peito no teste de impacto lateral de poste, que foi alterada de amarelo para laranja, oferecendo agora proteção marginal.

“O processo de auditoria confirma, após avaliações e cálculos, que o VW Polo Track tem o mesmo desempenho que o VW Polo, de três estrelas”,  destaca o Latin NCap.

Confira como foi a avaliação dos testes de segurança com o hatch VW Polo

Hatch queridinho do brasileiro alcança 3 estrelas em testes de segurança

VW Polo recebe 3 estrelas nos testes de segurança do Latin NCap (Foto: Divulgação/Latin NCap)

No teste do ano passado, a avaliação do Polo havia sido rebaixada de 5 para 3 estrelas – é importante destacar que os testes anteriores haviam sido realizados sob o protocolo da época, que era menos rígido.

O Polo 2023, com quatro airbags (dois frontais e dois laterais de cabeça/tórax) e controle eletrônico de estabilidade (ESC) como equipamentos de série, alcançou 73,2% de proteção para o ocupante adulto, 71,3% para o ocupante infantil, 51,4% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 58,1% em assistência à segurança.

A indisponibilidade da tecnologia ADAS (sistema avançado de assistência ao condutor) e a ausência de airbags de cortina limitaram o modelo a alcançar uma melhor classificação, segundo o Latin NCap.

No impacto frontal, o hatch compacto apresentou boa proteção para cabeça, tórax e pescoço dos ocupantes adultos.

A estrutura e a área da área dos pés foram consideradas estáveis.

O impacto lateral e o impacto lateral do poste apresentaram proteção de adequada a boa. 

No teste de chicotada cervical (whiplash), a proteção foi boa. O ocupante criança apresentou proteção total nos testes dinâmicos. Já a instalação dos Sistemas de Retenção Infantil (SRI) apresentou nota baixa, pois o botão de desativação do airbag não é de série.

A proteção do pedestre apresentou níveis de proteção marginais e boa na maioria das áreas, na análise do órgão.

A parte superior da perna teve proteção marginal; e boa proteção para a parte inferior da perna. 

“O veículo não possui frenagem automática de emergência (AEB) e proteção para usuários vulneráveis de estradas (VRU), altamente desejável e necessário para nossa região”, destaca a instituição. 

VW Polo 2023 oferece aviso de cinto de segurança não afivelado de série nas fileiras dianteira e traseira de assentos. O carro não oferece nem mesmo como opcionais o AEB, detecção de ponto cego e sistema de suporte de pistas.

Hatch queridinho do brasileiro alcança 3 estrelas em testes de segurança

Latin NCap diz esperar que Volkswagen melhore a segurança do Polo (Foto: DIvulgação/Latin NCap)

O ESC padrão teve um bom desempenho e atingiu as velocidades máximas de 95 km/h e 70 km/h nos testes da ADAC (relativos à segurança das crianças) e de consumidores, respectivamente.

“Embora o desempenho de três estrelas do Novo Polo signifique que é um veículo razoavelmente seguro, o Latin NCap acredita que um modelo tão popular deve visar cinco estrelas, especialmente através da substituição dos airbags laterais de cabeça e tórax por airbags de cortina e airbags laterais para o corpo e a incorporação de tecnologias ADAS”, destaca o secretário-geral do Latin NCap, Alejandro Furas.

O presidente do Conselho de Administração do Latin NCap, Stephan Brodziak,  acrescenta:

“Embora tenha obtido uma classificação de três estrelas, sendo um carro com alta penetração em nossos países, o novo Polo 2023 tem áreas de oportunidade para melhorar seu desempenho de segurança, particularmente em termos de airbags e tecnologias de assistência à condução, tais como frenagem autônoma de emergência.”

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA