Entenda porque o SUV não é tão procurado no mercado de seminovos

Há algum tempo o SUV é o tipo de carro mais popular do Brasil entre os veículos 0 km. No entanto, no mercado de modelos seminovos essa realidade não se repete. Entenda o motivo.

Entenda porque o SUV não é tão procurado no mercado de seminovos
SUVs são um sucesso entre os brasileiros, porém no mercado de seminovos a margem dessa popularidade é bem menor (Foto: Divulgação/Jeep)

SUV é o mais vendido entre os carros 0 km

Entre os veículos 0 km, o SUV é o tipo de carro com maior número de vendas no Brasil. 

Segundo dados da Fenabrave, até julho de 2023, este segmento foi responsável por 45,68% dos emplacamentos de veículos no país. 

VEJA TAMBÉM

Para se ter uma ideia do tamanho do protagonismo dos SUVs, a segunda categoria mais vendida foi a dos hatches, com 27,41%. 

No entanto, mesmo que entre os carros 0 km, os SUVs sejam até o momento insuperáveis, no mercado de veículos seminovos a realidade é diferente. 

Entenda porque o SUV não é tão procurado no mercado de seminovos
SUVs são um sucesso entre os brasileiros, porém no mercado de seminovos a margem dessa popularidade é bem menor (Foto: Divulgação/Citroën)

Entre os seminovos sucesso não se repete 

Se entre os veículos 0 km, os SUVs são responsáveis por quase metade das vendas de todo o setor, entre os seminovos a participação desses modelos é bem mais tímida. 

De acordo com dados da Mobiauto, marketplace de carros seminovos e usados, os SUVs possuem participação de apenas 13% do mercado de usados. 

Ainda segundo a plataforma, o segmento de veículos seminovos mais buscado na internet no primeiro semestre de 2023 são os hatches (42%), seguido pelos sedãs (27%). Só então, em terceiro entre os mais procurados, aparecem os SUVs. 

Confira o ranking completo dos veículos mais procurados nas plataformas digitais de carros seminovos: 

  • Hatch: 42%
  • Sedã: 27%
  • SUV: 13%
  • Picapes: 10%
  • Monovolume: 5% 
  • SW & Perua: 2% 
  • Furgão & Van: 1%

Motivos da baixa dos SUVs

Para o CEO da Mobiauto, Sant Clair de Castro Jr., a queda no interesse pelos utilitários-esportivos seminovos decorreu em razão da alta nos preços. 

“Os SUV´s zero km estão entre os veículos que mais foram reajustados de 2021 pra cá. Os seminovos acompanharam essa alta e o poder de compra das pessoas ficou comprometido, pois a renda não cresceu na mesma proporção”, esclarece.

História dos SUVs no Brasil

Fenômeno no mercado nacional desde o surgimento do Ford EcoSport, em 2003, que “popularizou” o segmento, os SUV´s (sport utilities vehiches) desembarcaram no país junto com os carros importados, no início dos anos 90.

Desde então, eles transformaram-se em coqueluche para as famílias brasileiras, praticamente aniquilando outros segmentos que ocupavam essa preferência, como as stations (peruas) e os monovolumes. 

Você pode gostar: Quanto é o seguro de um T-Cross 2023? Compare com os SUVs rivais mais vendidos

Gervásio HenriqueJornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.
ASSISTA AGORA
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Veja mais ›
Fechar