Conheça o Nano Box, o primo rico do Kwid elétrico brasileiro
O primeo rico do Kwid e-tech, o Nano Box fabricado na China chegou ao mercado uruguaio por menos de 20 mil dólares. Entenda!
A parceria entre Renault e Dongfeng iniciada em 2015 rendeu veículos icônicos. Os modelos são produzidos na China, com tecnologia compartilhada e exportados para Europa e outros países do mundo. Um deles é o Nano Box, primo do Kwid elétrico e que está prestes a chegar no vizinho Uruguai.
Nano Box
O Nano Box, assim como os primos Kwid e-tech e Dacia Spring, é um veículo compacto e versátil. Conta com uma série de recursos interessantes, bem como um design moderno e elegante, marcado por linhas aerodinâmicas e arredondadas.
A dianteira é semelhante a do Kwid, porém conta com um conjunto óptico totalmente diferente, com a parte superior levemente mais estreita e alinhada com a grade frontal. Os faróis também são melhor trabalhados.
O exterior também conta com outras mudanças, como os traços mais suaves para gerar uma imagem mais elegante. A marca ainda elaborou alguns detalhes decorativos, a fim de atrair o público mais jovem.
A motorização é formada por um motor elétrico de 45 cv de potência, com aceleração de 0 a 50 km/h em 6 segundos e velocidade máxima de 100 km/h. A bateria é de 28,9 kWh, capaz de oferecer até 351 quilômetros de autonomia, de acordo com a China Light-Duty Vehicle Test Cycle ou CLTL).
O tempo de recarga é de 40 minutos (15% a 80% de carga) em DC. Em uma tomada doméstica 220 volts leva quase 9 horas.
É o suficiente para oferecer um bom desempenho, uma vez que o Nano Box não é um dos maiores eletrificados do mercado. Mede 3.732 mm de comprimento, 1.579 mm de altura e 1.515 mm de largura. É cerca de 20 cm maior que o Kwid, mas tem a mesma altura.
A suspensão é reforçada. A dianteira é do tipo McPherson com triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos telescópicos e molas helicoidais, enquanto a traseira tem um eixo rígido, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais. Os freios são discos sólidos na frente e tambores no eixo traseiro.
Lançamento no Uruguai
Em geral, é um veículo para trajetos urbanos de curta e média distância. Sua condução é suave e ágil. O espaço não é dos maiores, mas por ter dimensões superiores às do Kwid, oferece um pouco mais de conforto.
O Nano Box já está disponível para pré-venda no Uruguai pelo Grupo Barriola. Ele chega importado da fábrica de Shyan, na China e promete ser um dos principais eletrificados vendidos no país neste segundo semestre de 2023.
Por lá, será vendido por menos de U$S 20 mil ( exatamente U$S 19.664), que na conversão direta fica R$ 96.550.
Continue o assunto: Entenda de uma vez por todas as diferenças entre os tipos de carros elétricos vendidos no BR
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.