Nos últimos meses, as seguradoras passaram a oferecer uma modalidade conhecida como “econômica” ou seguros por aplicativo, prometendo preços mais baixos e uma rede de oficinas credenciadas. À primeira vista, essa opção pode parecer fantástica e atrativa. Mas, é importante compreender as perdas e os riscos associados a essa escolha antes de tomar uma decisão.
Confira o alerta sobre 11 pontos nebulosos dos seguros por aplicativo
A Associação Brasileira da Indústria, Comércio e Serviços para Excelência da Reparação Automotiva (Abraesa) alerta para 11 pontos essenciais que as seguradoras não costumam revelar ao oferecer essa modalidade de seguro. Confira:
- Restrição na escolha de oficina – Ao optar por seguros por aplicativo, o consumidor perde o direito de escolher a sua oficina de confiança, mesmo que o veículo esteja em garantia de fábrica.
- Corretores em cidades diferentes – Muitas vezes, os seguros por aplicativos indicam corretores de seguros em cidades diferentes daquela do segurado, o que pode complicar o processo de assistência, caso necessário.
- Controle das peças e insumos – As seguradoras controlam a quantidade de peças substituídas e os insumos utilizados na reparação do veículo com base no valor da mão de obra, o que pode impactar a qualidade das peças utilizadas, impactando a qualidade do reparo.
- Risco de acidentes – O reaproveitamento de peças realizado pela chamada “rede credenciada”, a chamada “negociação de peças” pode resultar em riscos de acidentes futuros para o consumidor.
- Peças de baixa qualidade – Como a oficina é credenciada à seguradora, ela não pode alertar o consumidor quanto ao fornecimento de peças de baixa qualidade ( e até peças falsas) e às demais imposições da seguradora, devendo seguir à risca o que foi passado pela seguradora. Isso pode ser prejudicial ao proprietário do veículo.
- Peças não genuínas – Muitas das peças utilizadas na reparação após um sinistro não são genuínas, as chamadas “peças compatíveis”. Isso pode impactar a qualidade e a durabilidade do veículo, além do risco de acidentes, visto que essas peças não passaram pelos rigorosos testes e padrões de qualidade exigidos pelas montadoras.
- Perda da garantia de fábrica – A utilização de peças não genuínas leva à perda da garantia do veículo com a montadora.
- Peças paralelas sem recall – Peças genuínas substituídas por peças paralelas quando do sinistro ocasionam a perda do direito a recalls das montadoras, o que pode representar riscos adicionais e prejuízos futuros na hora da transferência do veículo.
- Substituição de peças por alternativas – Radiadores, condensadores e outras peças mecânicas costumam ser substituídos por peças do mercado alternativo, acarretando também a perda da garantia do motor pela montadora.
- Reparos com peça – Para-choques, faróis, lanternas, espelhos retrovisores e outras peças podem ser colados ou remendados, ou ainda substituídos por peças do mercado alternativo.
- Impacto nos terceiros – As mesmas regras aplicadas ao segurado se aplicam aos terceiros envolvidos no acidente, o que pode gerar ações judiciais contra o segurado, uma vez que desrespeita o Código de Defesa do Consumidor.
Por isso, alerta a Abraesa, é importante que o consumidor esteja atendo e não se deixe enganar por descontos oferecidos neste tipo de contratação. Afinal, os abatimentos podem não ser tão significativos quanto parecem, uma vez que as seguradoras economizarão cerca de 60% na reparação dos veículos quando da ocorrência do sinistro.
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É importante ressaltar que o alerta da Abrasa é uma generalização e não significa que todos os seguros por aplicativo sejam lesivos. O que importa é ficar atento a cada ponto levantado pela associação e não ser enganado por ofertas que possam vir a ferir os seus interesses.
Para ajudar nessa questão, a Abraesa sugere que os contratos sejam sempre contratados por intermédio de um corretor de seguros. Em caso de sinistro, a segurança e qualidade dos reparos deve ser priorizada, optando-se por uma oficina de sua confiança. E esse direito deve estar garantido em sua apólice.
Além disso, a associação recomenda não deixar condicionar a entrega do veículo à rede credenciada em troca de descontos na franquia e do oferecimento de carro reserva.
Caso já tenha tido um veículo reparado por seguradora, em rede credenciada, e tenha dúvidas em relação aos reparos realizados, a entidade disponibiliza o agendamento gratuito para a realização de uma vistoria de qualidade nos reparos.