T-Cross ou Creta, qual a melhor opção de SUV?
Analisaremos aqui qual o melhor entre o T-Cross ou Creta? Estes SUVs dão show e brigam pela atenção do consumidor, mas só um será escolhido.
Não parece fácil escolher qual o melhor entre o T-Cross ou Creta. Afinal, ambos SUVs compactos se destacam no mercado e agradam motoristas de todos os tipos. Mas sempre tem um que se destaca neste ou naquele ponto. Levando isso em conta, vamos comparar os dois e decidir de uma vez o vencedor!
Qual o melhor: T-Cross ou Creta?
Os segmentos de SUVs têm ganhado cada vez mais popularidade no mercado automobilístico.
Duas opções que se destacam entre os consumidores são o VW T-Cross e o Hyundai Creta, ambos em suas versões de entrada. Preferido dos consumidores, veremos agora qual o melhor para você.
Para uma “competição” justa, levaremos em consideração a versão de entrada de cada modelo. Ou seja, o T-Cross na versão Sense e o Creta na versão Action, ainda da antiga geração.
Desempenho
Quando falamos de desempenho, o VW T-Cross leva uma pequena vantagem.
Equipado com um motor 1.0, ele oferece 128 cv de potência com etanol e 116 cv com gasolina. O Hyundai Creta, por sua vez, entrega com seu motor 1.6 130 cv com álcool e 123 cv com gasolina.
Ambos os modelos possuem torque semelhante de 16,5 kgfm a 16 kgfm.
Em relação à velocidade máxima, o modelo da VW novamente se sobressai, alcançando 187 km/h com álcool e 182 km/h com gasolina. Uma vantagem considerável com relação aos 172 km/h com álcool do Creta.
No entanto, vale ressaltar que com gasolina o carro da Hyundai alcança os 180 km/h. Um valor mais próximo do seu oponente mas que ainda fica para trás.
Uso de combustível
Quando o assunto é consumo de combustível, o T-Cross de novo leva a melhor nas duas situações. Dessa maneira, consegue fazer 8,3 km/l na cidade e 10 km/l na estrada quando movido à álcool, e 12 km/l e 14,4 km/l à gasolina.
Já o Creta aparece com 7,1 km/l na cidade e 8,1 km/l na estrada, utilizando álcool. Com gasolina, ele alcança os 10,1 km/l e 11,5 km/l respectivamente.
Transmissão e tração
Ambos os modelos oferecem transmissão automática com modo manual de 6 marchas e tração dianteira.
Se você busca por economia esse pode ser o SUV ideal: Este é o SUV com MENOR consumo de gasolina
Segurança
No quesito segurança, ambos possuem itens importantes, como airbag para motorista e passageiro, além da distribuição eletrônica de frenagem.
No entanto, o Creta não possui airbags laterais, um recurso adicional que pode fazer a diferença em situações de emergência.
Conforto
Em relação ao conforto, os dois modelos oferecem ar-condicionado, o que é essencial para enfrentar o clima quente em muitas regiões do Brasil. Além disso, o Creta ainda apresenta o piloto automático, um recurso interessante para viagens mais longas.
Preço
Por fim, se preço baixo é o que você procura, o Creta irá te servir melhor. Afinal, ele pode ser encontrado a partir de R$ 112.690. Enquanto isso, o T-Croos inicia sua tabela nos R$ 115.990.
Qual o melhor entre o T-Cross ou Creta
Após analisar detalhadamente as características do VW T-Cross e do Hyundai Creta em suas versões de entrada, fica claro que ambos os modelos têm seus pontos fortes.
No entanto, o VW T-Cross sai na frente na maioria dos recursos, incluindo o desempenho e aproveitamento de combustível. Olhando de forma geral o que ele consegue entregar, sem dúvidas é a melhor opção. Justamente por isso vende muito.
Mas devemos notar que o Hyundai Creta não faz feio. Pelo contrário, sai na frente nas tecnologias de conforto em sua versão de entrada, e ainda é mais barato.
Assim sendo, a escolha entre esses dois SUVs compactos dependerá das prioridades de cada comprador. Por mais difícil que seja escolher qual o melhor entre o T-Cross ou Creta, esperamos que este comparativo tenha lhe ajudado a tomar a melhor decisão!
Olá, sou Adson Leonardo, graduando em Letras - PT pela UNIMONTES, escritor, poeta, e trabalho com redação para WEB desde 2018. Nestes anos já escrevi sobre os mais diversos temas, com um carinho especial no campo das ciências, escrita criativa e jogos. No mundo dos carros e automobilismo me interesso especialmente pelas inovações e tecnologias que permeiam este setor sempre em movimento.