Este é o SUV com MENOR consumo de gasolina

SUV com sistema híbrido foi eleito o utilitário médio com menor consumo urbano de gasolina pelo Instituto Mauá de Tecnologia .

A quinta geração do SUV Kia Sportage, agora com o sistema híbrido MHEV foi eleita o “Utilitário Médio a gasolina com menor consumo urbano”, em estudo realizado pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) para o “Ranking Folha-Mauá 2023”, cujo resultado foi divulgado nesta semana.

Conheça os atributos do SUV com menor consumo de gasolina, o Kia Sportage

De acordo com os engenheiros do IMT, o Kia Sportage registrou consumo urbano de 12,7 km/l. Com esse desempenho, ficou em primeiro lugar entre os SUVs médios a gasolina. Além desse feito, o Sportage ficou em segundo lugar em aceleração e retomada.

O principal atributo do Kia Sportage 2023, lançado em julho do ano passado em duas versões, é o seu motor Gamma II de quatro cilindros em linha, turbo GDI (injeção direta) de 1.6 litro a gasolina, com sistema híbrido MHEV 48V capaz de gerar 180 cavalos de potência máxima e torque de 27 kgf.m.

Em sua quinta geração, o modelo passou por uma completa reestilização externa e a introdução de extensa lista de tecnologias de assistência à condução (ADAS), que proporcionam mais segurança aos ocupantes do veículo.

Tem mais sobre a marca aqui: Atributos que fariam do EV9, SUV elétrico da Kia, um sucesso no Brasil

em estudo realizado pelo Instituto Mauá de Tecnologia

Kia Sportage passou por uma completa reestilização em sua quinta geração, lançada no ano passado  (Foto: Divulgação/Kia)

O sistema de comando do motor é composto por DOHC de 16 válvulas, acrescido do Comando de Válvulas de Duração Variável (CVVD), que propicia o modo de condução Velejar – que desliga o propulsor por completo em situação de rodagem plana e, por consequência, traz economia de combustível.

O sistema entra em ação quando o veículo enfrenta uma descida, poupando o motor a combustão, ou em subidas, quando necessita de mais força, sempre priorizando a eficiência de consumo e os menores índices de emissões de carbono.

O conjunto do motor, acoplado ao câmbio automático de sete velocidades e dupla embreagem do tipo DCT registra desempenho de 11,5 km/l na cidade e de 12,1 km/l na estrada, segundo dados do Instituto Nacional de Metrologia, Tecnologia e Qualidade (Inmetro).

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA